29/10/07

Halloween

Com a confusão da alteração das horas no passado fim-de-semana, éramos só 5 “amigos” à partida. Depois dos 15 minutos de espera da praxe lá partimos…
A volta foi pela zona de Belazaima e arredores, com cerca de 45 kms, com algumas paragens pelo meio e que deu para “matar o vício”. Deu para tirar algumas fotos, nomeadamente esta, na zona da Falgorosa e que vem muito a propósito da época que vivemos.
“O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento de cariz tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.” In Wikipédia.



XT 2008

Chegou a altura de reformar os velhinhos manípulos DEORE, que já contavam com quase 5000 kms. Na verdade, ainda teriam de aguentar mais uns bons kms, se no fim-de-semana passado não tivesse ficado com o manípulo da mudança de trás na mão.
Não fosse o “amigo” Vítor perceber da coisa e ter aplicado um pequeno “remendo” no dito cujo, o que apenas adiou o inevitável mais uns (poucos) kms, o regresso a casa já teve de ser com a mudança de trás no carreto pequeno….
O percurso até à praia da Vagueira, que até prometia ser engraçado e diferente, teve de ser bastante encurtado e atalhado. Na verdade as coisas até nem tinham começado lá muito bem, isto porque o “amigo” Jordão resolveu atalhar um pouco a coisa e o ditado lá diz que “quem se mete por atalhos, mete-se em trabalhos”…
A escolha dos novos manípulos vai recair sobre os XT de 2008, vamos lá ver como é que isto se comporta, é que nestas coisas nem sempre o custo é proporcional ao seu benefício…


26/10/07

BICICLETADA - MASSA CRÍTICA

Pelo Ambiente, pela sua Saúde, por um mundo melhor!

Nesta Sexta-feira às 18h - Coimbra no Largo da Portagem
A Massa Crítica (também designada de Bicicletada) está inserida no contexto de um movimento internacional de nome "Critical Mass", iniciado em São Francisco há já 10 anos. A ideia consiste em realizar um passeio lúdico e reivindicativo de bicicleta pelas ruas da cidade. Neste passeio os participantes divulgam de maneira criativa o uso de bicicletas e protestam contra o uso abusivo de transportes poluentes.

- LISBOA, Marquês de Pombal 18H00
- PORTO, Praça dos Leões 18H00
- COIMBRA, Largo da Portagem 18H00

Website Nacional: http://massacriticapt.net/

22/10/07

“O berço”

Um destes fins-de-semana, por ocasião da visita a um amigo do Norte, aproveitei e fiz uma curta passagem pelo “berço” de Portugal. Guimarães.
Uma das cidades históricas mais importantes do país, o seu centro histórico é considerado Património Cultural da Humanidade, com o seu imponente Castelo (monumento nacional), mandado edificar no século X pela Condessa Mumadona. Associado ao nascimento e fundação de Portugal, foi paço de D. Afonso Henriques (1111 – 1185), o fundador da nacionalidade.
“Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul, levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.” , in Wikipédia.
Visita a repetir brevemente e, certamente, com mais tempo…


Arte

Sexta à noite foi dia de pendurar uns quadros na sala de jantar. Assim, à primeira vista parece coisa fácil, mas quem já teve oportunidade de desempenhar tão árdua tarefa, sabe que a coisa não é tal fácil quanto parece.
De lápis na orelha e fita na mão, as coisas até seriam fáceis se só fosse necessário fazer um simples furo na imaculada parede, porém, antes deste simples acto de “furar”, algumas medições são necessárias.
Na verdade, ainda assim, poderia ser fácil se fosse só um quadro, ora quando falamos de 2 ou mais, a coisa normalmente dá asneira.
Medir, dividir, centrar, subir, descer, parece coisa fácil… afinal cabe sempre mais um quadro naquela parede!! No fundo, acho que é preciso alguma “arte” para pendurar um simples quadro na parede lá de casa.



19/10/07

As esposas e o btt

Muito já tenho lido e falado com amigos sobre este tema: as mulheres e o btt.
Como lhes explicar esta sensação de autonomia, de liberdade, de abstracção, de domínio, de concentração, de poder, de desconhecido, de adrenalina e principalmente de ar puro, quando a triologia homem/máquina/natureza é perfeita?
Esta necessidade que temos de sair para o monte é, acho eu, mais mental do que física, é uma fuga à semana de trabalho, uma forma de libertar mente e espírito.
O ter que trocar a suspensão, o pneu de trás que precisa de ser reformado, a cassete que está em fim de vida….. será que elas alguma vez vão compreender estes dilemas? Muitos, à boa maneira do "macho-latino", não contam, “é melhor assim”, dizem eles!!
Certamente preocupações destas não têm aqueles que têm a sorte de ter as mulheres a pedalar ao lado deles…

A Solo

O passeio do fds passado foi “a solo”, os “amigos” estavam com a pica toda para ir fazer a prova da Moita. O passeio foi bom e duro (como se recomenda) apesar de ter inventado um pouco, estava a ver que não chegava a horas decentes para o almoço!! Depois de chegar à Capela, decidi seguir para as Eólicas, praticamente não encontrei ninguém. Segui o estradão para sul nas Eólicas, como era a descer foi sempre a dar….. desconfiei no entanto, que o pior estava para chegar!! Acabou a terra, começou o alcatrão. Pensava encontrar a estrada de Mortágua, pois….perdi-me!!!
Estar perdido é a mesma coisa que estar no mato sem cachorro… Encontrei uma aldeia perdida no meio do vale e com a boa vontade de um pessoal que estava já a preparar a grelha para a “bucha das 10”, lá me indicaram o caminho. Forcei um bocadinho o andamento, estava a ficar tarde e eu não sabia o que me esperava, no entanto continuava a desconfiar…
Depois de ainda me perder mais uma vez, encontrei o estradão que subia, o calor apertava, o estradão subia, subia….. pelo meio um pessoal de mota que passou por mim e deve ter pensado “este gajo deve ser doido”.
Por curiosidade o estradão desembocou na Capela, descida para o Moinho do Pisco e vamos embora que se faz tarde. Percebi que tenho algumas peças a necessitar de substituição, os pratos pedaleiros, a cassete e a corrente, vai ter de ser o próximo investimento.
Voltando aos “amigos”, parece que o empeno foi grande, eu bem os tinha avisado que já uma vez tinha participado numa prova lá para aquelas bandas e o empeno tinha sido grande na altura!!! Bom, a verdade seja dita, eu também não fui porque tinha de estar cedo em casa, senão….

11/10/07

Rescaldo do Passeio Nocturno – Dias da Corga

Foi no passado dia 21 de Setembro que teve lugar mais um passeio, desta vez nocturno, dos “Amigos da Cantadinha”. Devidamente sinalizados lá partimos rumo à Corga (Caramulo), a casa do nosso amigo Dias, que nos presenteou com um fantástico arroz de cabidela. No final, enquanto a “cantadinha” rodava, houve ainda oportunidade de baptizar os mais recentes “amigos”. (incluindo eu !!!!)



Rescaldo da 2ª Maratona do Vale do Vouga

Sendo que por diversos motivos não participei na 1ª Maratona, este ano não podia deixar de estar presente naquela que promete vir a ser uma das Maratonas de referência a nível regional e nacional!! Inicialmente inscrito no percurso dos 40kms, decidi na véspera, quando “levantava” o dorsal, alterar para os 80kms. Sábado choveu bastante, domingo de manhã chovia que se fartava, a coisa prometia…… A partida foi um pouco lenta, mas também outra coisa não seria de esperar com quase 1000 participantes!!! Depois de uns kms em alcatrão, entrámos em terra (melhor será dizer lama e muita água).
Os “Amigos da Cantadinha” estavam dispersos, uns iam fazer os 40 kms, outros tinham vontade de fazer os 80kms!!?!?!?? Parti junto com o “amigo” João e do que vimos ao entrar na terra pensámos logo o pior, “isto é que vai ser um grande empeno”, no entanto, até ao local da separação dos percursos ainda não sabia bem o que fazer!? 40 ou 80??? ….. optei pelos 80kms.
Das melhores zonas do país para a prática do BTT, a descida do Ventoso, a subida das eólicas.. são paisagens fantásticas!!! Terminei com 5 horas e quase mais 20 minutos, muito cansado e quase irreconhecível, mas com uma grande satisfação, na verdade o que menos importava era o resultado, o que foi realmente importante foi participar e conviver!!







“Amigos da Cantadinha”

Somos um grupo de amigos com o gosto comum pelo BTT e o prazer de palmilhar montes e vales, umas vezes ao sol outras vezes à chuva!! Subida ou descida, não há nenhuma que se fique a rir cá da malta…. O domingo é, normalmente, o dia de encontro e de dar umas valentes pedaladas. Juntos temos já participado em algumas das provas mais emblemáticas a nível nacional (Portalegre, Mealhada, Vouga, etc.).