28/02/08

Pensamento...

Os amigos podem ir e vir, mas os inimigos acumulam-se.
Thomas Jones

22/02/08

ateondevaiscom1000euros.blogspot.com

Pois parece que a aventura vai ser grande. Dois portugueses de bicicleta até Dakar, só um limite, cada um gastar só mil euros!
Do que vi ontem na reportagem televisiva parece-me que com a preparação à base de “minis”, as bicicletas do continente e sem equipamento adequado, não vão chegar muito longe…. Depois de 2 dias em cima das binas vão ficar com aqueles “cagueiros” em brasa : ) Vamos ver o que acaba primeiro, os mil euritos ou a vontade.
A aventura pode ser acompanhada em http://ateondevaiscommileuros.blogspot.com/, boa sorte!!

19/02/08

Fim-de-semana azarado

A volta do passado do fim-de-semana foi para esquecer. Às 9 horas de domingo éramos quase 20 amigos prontos a desfrutar ao máximo aquela manha de sol. Normalmente não somos assim tantos, mas alguns amigos que agora estão a começar nestas andanças, vieram engrossar muito o grupo.
Quem já anda nisto há algum tempo sabe que é sempre bom ver mais e mais pessoas começarem a pedalar, mas também conhece o reverso da medalha.
È claro que todos nós tivemos o nosso baptismo, a nossa 1ª vez. A 1ª vez em que demos aquela volta mais a sério com aqueles amigos mais “prós”! A 1ª vez em que fomos sem saber muito bem aquilo que nos esperava. A nossa 1ª queda, o nosso 1º furo….
Ora ir para o monte sem uma câmara-de-ar, uma bomba ou uma ferramentazita, por mais fraca que esta seja, é confiar em demasia na nossa estrelinha da sorte. As coisas acontecem quando menos se espera e nesse aspecto a volta deste fim-de-semana foi exemplo disso mesmo: 3 correntes partidas, duas quedas mais aparatosas, fruto talvez de alguma juventude, ingenuidade e emoção dos novos colegas que nos acompanharam este fim-de-semana.
Mas as coisas são assim mesmo, também eu já fui jovem, também já tiveram de esperar por mim, o que é importante é ir aprendendo com os nossos erros. Enfim, temos que ter paciência!

18/02/08

3º BTT LAAC

Agora é oficial. Confirmam-se as informações colocadas num dos ultimos posts. Dia 13 de Abril, com dois percursos (40 e 65 kms), o custo da inscrição será de 20 euros.

Maratona Trilhos do Cértima

“No dia 18 de Maio, realizar-se-à em Oliveira do Bairro, a Maratona Trilhos do Cértima, com dois percuros, 40 Km's e 80 Km's.A inscrição na Maratona Trilhos do Cértima terá contemplada a participação na maratona, almoço, seguros, banhos quentes, brindes para todos os participantes, prémios a sortear por todos os participantes e prémios para os primeiros três classificados de cada percurso.
O valor da inscrição é de 20,00€ e os fundos obtidos reverterão para os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro. Vem pedalar por uma causa Humanitária."

15/02/08

As histórias do Padre Júlio

Estávamos talvez em finais dos anos 80 quando nas aulas de Religião e Moral conheci o Padre Júlio Granjeia. Pessoa extremamente acessível e prática, facilmente cativava a atenção de todos com sua forma de falar e explicar os assuntos mais sérios!
Por essa altura, penso, que já era pároco na freguesia de Travassô (onde está ainda hoje) e já gostava de rádio amadorismo, na altura era, como ele dizia, “macanudo”. Tinha aplicado no carro uma grande antena e costumava falar com outras pessoas também macanudas. Não eram raras as vezes em que ele nos contava inúmeras histórias sobre experiências e situações que tinha tido ao falar com outras pessoas.
Os anos foram passando e eu fui esporadicamente acompanhado a vida do Padre Júlio através dos jornais. Ele não foi de modas e acompanhou o desenvolvimento das novas tecnologias, primeiro criou o seu site na Internet, depois foi o primeiro Padre a transmitir uma missa pela Internet, o Hi5, entre outras que certamente eu não tive conhecimento!
Mais recentemente, e não posso dizer que tenha ficado surpreendido quando vi e ouvi a notícia de que agora criava pequenos vídeos que colocava no Youtube.com, com histórias e acontecimentos da vida real. Qual não é o meu espanto quando depois de uma rápida pesquisa no Youtube, percebi o sucesso que esses vídeos têm tido, com milhares de visitas e diversos comentários. Bom, só mesmo quem não conhece o Padre Júlio poderá ficar admirado e surpreendido com o que ele faz. Bem haja Padre Júlio Granjeia.
Para quem não conhece, aqui fica uma das suas várias “estórias”!

11/02/08

Às voltas com o Campeão Nacional de BTT

Ainda não estou em mim. Tenho o coração ainda a bater a 180 ppm!!
Eu explico, domingo de manhã algum “amigos” foram para Viseu fazer parte da ciclovia. Eu como tinha de estar cedo em casa para almoçar, resolvi dar uma voltita cá pela zona, mais propriamente pela zona das eólicas. Ainda contactei o “amigo” Jordão e o João Paulo que se baldaram!
Por volta das 9 e pouco já subia para as eólicas quando passaram uns artistas de mota e logo a seguir encontro a descer um rapaz que já tinha encontrado algumas vezes sozinho ali por aquelas bandas. Parámos, palavra puxa palavra, para onde vais, de onde vens, resolveu seguir caminho comigo, a subir! E aquilo é que foi subir, eu vi logo que tínhamos ali artista, ele subiu, subiu e eu fui ficando! Parecia que estava parado. Apanhámos o estradão das eólicas, fomos conversando e descemos até à capela.
Foi então que percebi quem era o senhor, pois bem era o Celso Fernandes, campeão nacional de btt e vencedor da taça de Portugal, ali com os seus 47 anos e a dar cartas!! Este senhor não pedala, este senhor parece flutuar. Corre neste momento por uma equipa de Palmela, a “Volta da Pedra”, e está-se a preparar para disputar o campeonato de btt que vai começar brevemente. Diz que está um pouco em baixo de forma porque teve uma pneumonia e ainda está a recuperar.
Se ele está em baixo de forma e a recuperar, não quero sequer pensar em como será andar com ele quando estiver em forma!! Descemos para o Corgo e ainda tivemos tempo de nos perder!! Fizemos ainda uns valentes Kms juntos, sempre a dar-lhe, melhor dizendo, ele a dar-lhe e eu a tentar acompanha-lo. Contou-me inúmeras peripécias desde o tempo em que começou a praticar btt, ele que já vinha atletismo. Percebi que começou no btt em 1997 e agora está a ficar um pouco farto de algumas situações que se passam ao nível federado, como é o caso, por exemplo, do doping! Quando ele começou não havia cá destas coisas, “era tudo a broa”, no primeiro ano ganhou mais de “1000 contos” em prémios monetários, “onde quer que eu fosse era para ganhar”!
Atenção que tudo o que me contou foi com a maior da humildade possível, sem qualquer regozijo pessoal e com bastante emoção.
Na minha opinião é esta uma das grandes virtudes do btt que o diferencia de muitos outros desportos, a facilidade com que se estabelecem novos contactos e novas amizades!
Até um dia destes Celso, vemo-nos por aí nesses montes!

07/02/08

Ano do Rato

A partir desta quinta feira os chineses estão preparados para receber o Ano do Rato. O Rato é um dos animais do ciclo de 12 anos que aparece no Zodíaco da Astrologia chinesa e no Calendário chinês. Segundo os astrólogos o ano de 2008 vai ser muito bom, o ano do rato é caracteristicamente um ano de abundância, com poucas guerras e conflitos, menos catástrofes e excelente para os negócios e investimentos a longo prazo. Huummmm….será que esta epidemia de ratos irá alastrar a este nosso paraíso à beira mar plantado?! É que por exclusão de partes e pelos ratos que por cá abundam e que todos os dias abandonam o barco, a coisa não deve estar lá muito boa, acho que o barco está prestes a ir ao fundo…

06/02/08

Amigos da Cantadinha na edição 2007 da Prova da LAAC

Esta é uma foto dos Amigos da Cantadinha que participaram na 2ª Prova BTT da LAAC, em 20 de Maio de 2007. A prova deste ano ainda não foi anunciada, mas já ouvi dizer por aí que será dia 13 de Abril, com duas distâncias (40 e 65 kms). Assim que for oficial coloco novo “post” com mais informação.

Domingo de manhã

Domingo de manhã o tempo estava bastante incerto, as nuvens teimavam em não desaparecer e a chuva ameaçava, mesmo assim éramos 5 “amigos” prontos a enfrentar sem medo a chuva e o frio!
A vontade de ir para a lama não era muita, depois de algumas indecisões lá fomos. Volta curta, pela zona do Moinho do Pisco, a chuva e a lama sempre apareceram …
Regressámos a casa pela zona do Souto Rio, para a semana há mais, esta deu para “matar o vício”.
Temos de começar a fazer kms, dentro de um mês temos a Maratona da Mealhada e se as condições climatéricas não melhorarem, vamos ter uma prova bastante dura, à semelhança das edições anteriores.