31/03/08

Ainda é de Noite!

Um estudo publicado pela versão on-line da revista “Current Biology” revela que a mudança da hora pode ter efeitos prejudiciais na saúde a longo prazo. Dizem os especialistas que leva cerca de 10 dias até que o nosso ritmo biológico se adapte a este novo horário. "Pensamos que a mudança de tempo forçada pelas transições da mudança da hora é só uma hora, mas essa alteração tem de longe efeitos drásticos, quando vistos no contexto da mudança sazonal nos relógios biológicos ou ciclos circadianos", explicou a equipa alemã de investigadores.Deve ser por isto que eu ainda ando meio a dormir!

27/03/08

Pensamento...

"Have no fear of perfection... You'll never reach it"
Salvador Dali

26/03/08

2ª Maratona BTT Ribeiras da Estrela – Paul 2008

Já estou inscrito nesta 2ª edição da Maratona Ribeiras da Estrela, que decorrerá no fim-de-semana de 26 e 27 de Abril, na vila do Paul – Serra da Estrela. Será um evento um pouco diferente dos outros porque terá no sábado à noite um passeio nocturno e no domingo a Maratona e a Meia – Maratona. Irá decorrer na vertente sul da Serra da Estrela por caminhos rurais e trilhos entre as margens do rio Zêzere e as ribeiras no sopé da Serra da Estrela. Será, certamente, uma oportunidade única para conhecer de bicicleta as soberbas paisagens da Serra da Estrela.

18/03/08

Eu não era para escrever nada, mas...

Na verdade eu não era para escrever nada sobre a volta do passado fim-de-semana! Porquê?! Bom, porque muito casualmente fiz parte do percurso da prova da LAAC e não queria estar aqui a revelar muita informação. Por volta das 9 horas da manha éramos poucos, era eu e os “amigos” Jordão e Hélder, veio ainda um “amiguito” muito jovem que agora não me recordo do nome! Pensamos ir fazer parte do percurso dos 40 kms da prova LAAC que o “amigo” Hélder conhecia mais ou menos!? Lá fomos andando em direcção a Belazaima, onde encontrámos o Ruben de mota!! Ele andava a fazer o reconhecimento do percurso, acompanhado pelo Patrick, pelo Ruben e por outro rapaz que eu não conhecia, que iam de bicicleta!?!? Ao cimo do estradão que desce para Belazaima a Velha reunimos as tropas, foi altura de recuperar o fôlego e comer alguma coisa. Uns kms mais à frente, onde julgo que é feita a separação dos 2 percursos, os “amigos” Jordão e Hélder que tinham de estar cedo em casa voltaram para trás, eu segui viagem com os dois senhores de bicicleta e um de mota!
Daqui para a frente não vou falar dos locais por onde passamos, digo no entanto que lá mais para cima tivemos uma descida simplesmente alucinante, chegamos a um ponto em que deixamos de ver o caminho à nossa frente…….. ainda me arrepio quando penso que fiz aquilo montando em cima da bike!! Tem ainda uma ou outra descida mais complicada, bem como algumas subidas duras de roer, no entanto com calma a coisa faz-se! Se bem que o Patrick e o Ruben fossem num ritmo moderado, quem os conhece sabe que esse ritmo pró comum dos mortais é muito acelerado. Pelo meio o Ruben ainda teve 3 furos, e que deu pra eu recuperar o fôlego! Como ao 3º furo já não havia mais câmaras, o Ruben teve de vir à boleia de moto, ficando a bike escondida no matagal!?
Não fiz o percurso todo com eles, perto já da pista do Casarão atalhei caminho em direcção a casa. Foram 50 kms em quase 3 horas e meia, ainda vou pensar se me inscrevo nos 40 ou nos 65kms. Aquela descida deixou-me a pensar!?

14/03/08

Aldeias do Xisto

Para quem procura um fim-de-semana diferente, aqui fica uma ideia. Uma visita à rede das Aldeias de Xisto. São 24 aldeias distribuídas pela Região Centro, num território de enorme beleza natural, onde podemos experimentar antigas sensações gastronómicas, reviver tradições culturais, conhecer tradições, arte e histórias do antigamente. Devo dizer que já visitei algumas e é realmente uma experiência única, é uma viagem ao passado! Recomendo. Mais informações em http://www.aldeiasdoxisto.pt

13/03/08

BTT Nocturno - cancelado

Ora aqui está mais um evento organizado pelos “Amigos da Cantadinha”. Fantástico passeio de BTT Nocturno, a realizar dia 21 de Março, pelas 18 horas, com concentração junto à loja Ama-bikes. As inscrições são gratuitas, basta aparecer e trazer um amigo!


10/03/08

Pelos trilhos do Caramulo

Às 8 horas da manhã de domingo já pedalava com o “amigo” João Paulo. Alguns dos “amigos da cantadinha” tinham combinado ir até à praia da Vagueira e almoçar por lá, eu como tinha de estar cedo em casa não pude ir com eles.
Saímos da rotunda do V. Grande em direcção à P.V. Trigo e fomos sair ao estradão que subia para a capela. Tinha chovido durante a noite mas a lama era pouca, o sol estava um pouco envergonhado.
Depois da capela foi sempre a subir até ao estradão das eólicas e continuar até Malhapão de Cima e depois até à aldeia de Jueus, em plena Serra do Caramulo. Continuámos e saímos à direita por um caminho que nos levou até perto dos 1075 metros de altitude, junto ao Caramulinho. Paisagens graníticas soberbas, frio e muito vento, tivemos só tempo de comer uma barra e rapidamente fazer-nos ao caminho de volta. Estávamos a arrefecer.
Na volta ainda subimos aos 768 metros de altitude, ao marco geodésico de “Boi”. Fizemos o estradão das eólicas, descemos à capela e rapidamente estávamos perto de casa. Ficam as recordações das bonitas paisagens da Serra do Caramulo às quais temos de voltar brevemente.
Tenho de levar a bicicleta ao Sr. Dr. para ele fazer o diagnóstico às mudanças!
Prá semana há mais.

05/03/08

Rescaldo da Maratona da Melhada 2008

Domingo de manhã o tempo estava um pouco nublado com o sol a ameaçar romper por entre as nuvens. O levantamento dos dorsais foi bastante demorado o que atrasou a partida em cerca de meia hora. Os “amigos da cantadinha” não quiseram vir pedalar, tinha no entanto combinado com o meu amigo Moisés e fizemos a prova toda juntos. Os cerca de 400 betetista estavam prontos para mais um dia fantástico para a prática da modalidade e a confusão dos anos anteriores em que se juntavam quase três vezes mais participantes não aconteceu, a partida foi rápida e sem muita barafunda. Depois de alguns quilómetros em estrada entrámos logo em terra e começamos a subir as encostas da fantástica Serra do Buçaco. Para abrir as hostilidades tivemos logo aquela “parede” que dava acesso ao 1º abastecimento, perto, penso eu, das portas do sol… Claro que a subida não assustou muito, primeiro porque já todos sabiam mais ou menos que seria extremamente dura e que teria de ser feita à mão, depois o pessoal ainda estava cheio de força! Mal sabíamos nós o que ainda nos esperava.
A partir daqui foi um sobe e desce constante, subidas com inclinação superior a 20 e muitos por cento, descidas muito rápidas, acho porém que o percurso foi bem escolhido, no entanto este sobe e desce constante quebrava muito o ritmo, tínhamos descidas a 30/40 kms/hora e depois tínhamos subidas em que íamos a 3/4 kms/hora. A seguir ao 1º abastecimento o grupo foi-se partindo e depois do corte para os 80 kms fizemos quase todo o caminho sozinhos até ao fim.
Os trilhos da Serra do Buçaco são realmente fantásticos, a passagem pela zona dos Moinhos é de sonho, não vale a pena agora recordar o que sofri para lá chegar. Pontos mais negativos foram os abastecimentos que deixaram muito a desejar e as marcações, por muitas vezes tivemos dúvidas por onde devíamos seguir, por acaso fomos pelo lado certo.
Para além das dificuldades naturais nas subidas, outras dificuldades houve também nas descidas com imensa pedra solta e cascalho escorregadio, propicio às quedas. Disso é prova a inflamação no meu joelho esquerdo. Depois já do acumulado de algum cansaço, dos muitos kms em cima das pernas e dos pneus da bicicleta que estavam muito cheios, também eu aterrei naqueles “apetitosos” calhaus! Felizmente foi superficial, menos sorte tiveram outros colegas, principalmente um de Lourosa que estava a ser socorrido na altura em que passámos, estava muito complicada a coisa. As melhoras!
Estive à pouco a consultar as classificações, foram pouco mais de 6 horas e meia para concluir os 80kms, na verdade o que foi importante foi participar e desfrutar as magnificas paisagens. No final foi tempo de provar o famoso leitão e como estava apetitoso!
Por fim importa referir que foram 80 kms muito, mas muito duros, com um desnível acumulado de 2230 metros (informação dada pela organização)!!! Eu repito 2230 metros. O relógio do Moisés marcou 1830 metros. Os deuses devem estar loucos ou então devem andar pouco de bicicleta e muito de moto. Realmente de moto o percurso deve fazer-se que é uma “maravilha”. Enfim, paciência, eles reconheceram que para uma 1ª vez tinham exagerado na dose, para a próxima prometeram fazer uma coisa mais acessível. A ver vamos!
Nota ainda para o grande apoio moral prestado pelos “amigos” Jordão e Mário que à civil me acompanharam em parte do percurso e me ajudaram a “levar mais longe” as cores dos “amigos da cantadinha” : )