28/04/08

Rescaldo da 2ª Maratona Ribeiras da Estrela – Paul

O fim-de-semana pelas bandas da Serra da Estrela foi simplesmente espectacular. Saímos no sábado de manha, já com o itinerário bem definido, em direcção a Coimbra onde apanhamos o IP3. Saída em direcção em Arganil, com o objectivo de visitar a fantástica aldeia do Piódão, em plena Serra do Açor. Quando se fala das aldeias históricas, o Piódão é daquelas que nos vem logo à cabeça e eu já à muito que planeava esta visita.
Fiquei extremamente surpreendido com a quantidade de pessoas que vi por lá e também pela aspecto turístico e muito comercial que a aldeia já tem! Fiquei com a ideia de que o comércio é um dos principais meios de subsistência da população local, na sua maioria já de idade.
Depois de almoço seguimos viagem em direcção à Covilhã, atravessando a Serra do Açor e entrando depois já na Serra da Estrela, com destino à vila do Paul. Antes ainda subimos à Serra da Estrela, para apreciar aquelas fantásticas paisagens cobertas de NEVE!! È verdade, quem diria nesta altura do ano termos oportunidade de apreciar tamanho espectáculo.
As horas passavam e era tempo de rumar à vila do Paul, onde iríamos pernoitar em casa dos amigos Luís e Leonor. Depois de um fantástico jantar, ainda fui a tempo de participar com o Luís Miguel no passeio nocturno organizado pelos Pedais do Paul, inserido já na Maratona de domingo. Penso que não éramos mais de uma dúzia para o passeio, que deu para conhecer um pouco dos caminhos que nos iriam esperar no dia seguinte. Paragem a meio para um abastecimento do melhor, enchidos, queijo….bem, eu nem sei, tudo do bom e do melhor. Mais uns kms e estava o passeio terminado, mas….. afinal ainda não tinha terminado, ainda havia um saboroso caldo verde para retemperar as forças e dormir melhor.
Domingo de manha, depois de equipar, foi tempo de levantar o dorsal e voltar ao local da partida, onde existiam tendas da Cruz Vermelha e uma tenda de massagens. Como a partida atrasou bastante, aproveitei para medir a tensão na tenda da Cruz Vermelha e depois esperei por uma massagem !!!! Claro que ainda tentei arranjar vez na marquesa das meninas, mas com a patroa a mandar-me para a marquesa de onde todos fugiam, não tive hipótese. Também não era para menos, era um tipo de cor com quase dois metros de altura e uns braços que parecia o Hércules, as minhas pernitas numas mãos daquelas estava a ver que ia ficar logo ali todo empenado!! Mas a coisa correu bem, meti conversa e quando lhe digo de onde sou, bem… fiquei com um amigo para a vida. Este senhor de nome KEITA foi um antigo avançado dos tempos áureos do Recreio Desportivo de Águeda, de quem eu bem me lembro de ver naquelas tardes de domingo em que ia à bola com o meu pai. Ele conhecia um amigo do amigo do amigo….. bem, fantástico!! Pelo que percebi, ele agora tem uma empresa de massagens na Covilhã e também no Paul. Mesmo assim, ainda acho que tinha gostado mais das massagens das meninas?!
Depois da volta de apresentação pelo interior da vila, foi a partida oficial para um percurso fantástico. Umas boas subidas iniciais e o forte calor que já se começava a sentir, foram alongado o pelotão, com a Serra da Estrela em pano de fundo, apareceram as primeiras ribeiras e os trilhos mais técnicos. O 1º grande abastecimento foi de “comer e rebolar no chão”. Queijo, enchidos, broa caseira, fruta, bolos, barras, bebidas isotónicas, tudo do melhor!!
Conheci alguns dos amigos “Cagareus” de Aveiro e do ArganaBTT de Monsarros, com os quais fiz alguns kms, nomeadamente com o Hernâni e o Faísca. Muitas fotografias e muita camaradagem, eu fiquei pelos 40 kms eles continuaram para os 80, certamente não vão faltar oportunidades de nos voltarmos a encontrar!
A seguir ao banho, fomos ao almoço. Devo confessar que a vontade de comer nem era muita, mas depois de provar aquele arroz de feijão com carne de porco assado no espeto não resisti. Para sobremesa ainda veio um gelado e queijo, muito e bom queijo de ovelha. Foi comer do bom e do melhor, sempre com a boa vontade das pessoas da organização e habitantes do Paul.
Depois foi tempo de nos fazermos ao caminho, ainda tínhamos bastantes kms pela frente. Certamente esta é uma daquelas maratonas que fica na memória e na agenda para o próximo ano. Foi o bom exemplo daquilo que é uma prova extremamente bem organizada por quem sabe da coisa, com abastecimentos de grande qualidade, trilhos do melhor para a prática do btt e uma hospitalidade das gentes do Paul que já não é comum encontrar nos nossos dias!! Para o ano há mais.

23/04/08

E vocês quantos parceiros já tiveram?

Segundo a Revista “SÁBADO” deste fim-de-semana, os portugueses têm em média, “relações sexuais com sete parceiros ao longo da vida. Mas todos mentem quando lhe perguntam com quantas pessoas já dormiram: as mulheres reduzem para um terço e os homens aumentam para o dobro.”
Conclusão, andamos todos a mentir uns aos outros, porque é que não temos coragem de dizer a verdade. Vá lá, só custa o primeiro passo!! Eu vou ser o primeiro, eu tenho duas, a patroa e a outra!! A patroa é para toda a vida, a outra, normalmente, é só ao fim-de-semana, sempre que posso “pimba”, são horas e horas de prazer………. a pedalar : ))
Se ela não se porta bem, troco-a por outra.

16/04/08

Portalegre

Só para dizer que já tenho o dorsal para Portalegre, vai ser a minha estreia!!
Estou pronto, já só faltam as “pernas”… onde é que será que isto se compra?

Rescaldo do 3º BTT LAAC

Muita água e muita lama, assim se pode resumir esta 3ª edição do BTT LAAC. Pouco mais de 250 inscritos estavam domingo de manhã prontos para enfrentar um percurso muito pesado, com muita lama e água, fruto dos últimos dias de temporal.
A organização inovou um pouco em alguns aspectos, nomeadamente o levantamento dos dorsais que foi rápido, no entanto continuam ainda a existir algumas falhas…
A partida foi um pouco retardada, o pessoal estava já a ficar um pouco impaciente porque a chuva estava a ameaçar, saímos pelo interior da freguesia e depois da “volta de apresentação” entramos logo em terra.
O pior veio-se a confirmar, afinal a lama e a água ainda era mais do que se previa, logo ao início tivemos uns grandes lagos, aos quais não havia hipótese de fugir, para os mais afoitos foi um banhinho de lama!!
Quanto ao percurso acho que estava muito bem traçado, pena as passagens pelos ribeiros terem tanta água, no entanto as pontes improvisadas deram uma grande ajuda. Será um bom percurso para fazer quando o tempo melhorar alguma coisa. Os “amigos da cantadinha” lá estiveram sempre na linha da frente (pelo menos à partida)….?!? Mas o que importa é participar. Uns para os 40 outros para os 60 kms, uns de forma outros de outra, todos chegaram ao fim para provar aquele saboroso leitão!! Ups….. afinal o leitão não estava tão saboroso como foi promovido. Acho que foi sinceramente uma má imagem da nossa terra e principalmente uma má imagem da capital do leitão. Às vezes caímos quando tentamos dar o passo maior que a perna!!

10/04/08

Despistou-se de bicicleta com 4,06 g/l de álcool

“Um homem, residente em Torreira, no concelho da Murtosa, sofreu um acidente de viação, anteontem, quando conduzia o seu velocípede com uma taxa de álcool no sangue de 4,06 gramas por litro (g/l).”
Até que enfim que está comprovada a minha teoria, “andar de bicicleta e beber não pode ser”. Ou se bebe ou se anda de bicicleta, fazer as duas coisas ao mesmo tempo é que normalmente dá asneira : )

08/04/08

Rescaldo da Maratona da Camarneira 2008

O domingo tinha amanhecido um pouco cinzento, as previsões meteorológicas para o fim-de-semana previam alguma chuva, no entanto o sol apareceu e esteve um dia fantástico para modalidade!
Esta foi mais uma participação em força dos “amigos da cantadinha” na 2ª edição da Maratona da Camarneira. Para mim foi a 1ª vez, decidi fazer os 80 kms porque o percurso me pareceu pela leitura da altimetria extremamente rolante e relativamente acessível. Desengane-se quem pensar que foi um percurso fácil, por vezes o constante sobe e desce por fácil que seja, vai “moendo” mais que algumas subidas e descidas longas!
A organização da prova “inovou” ao fazer duas partidas distintas, os cerca de 300 participantes partiram assim separadamente e sem grandes confusões.
O percurso estava, em minha opinião, extremamente bem marcado, os entroncamentos com a estrada tinham sempre pessoas a controlar o trânsito e os locais de perigo estavam também bem assinalados. Pena foi a passagem por alguns locais com água e lama, que podiam talvez ser evitados, mas que por outro lado deram também alguma emoção à coisa.
Terminei com cerca de 4 horas e meia, o importante foi participar e desfrutar das fantásticas paisagens da Camarneira. Pena algumas situações que vão sempre surgindo e que nos fazem, por vezes, pensar naquilo que algumas pessoas que participam nestes eventos fazem. Relato aqui duas situações que se passaram comigo, uma delas foi numa passagem em que tínhamos de subir com a bike às costas uns degraus em terra e um “artista” passa à minha frente e que com o pedal me arranca quase dois raios da roda e continua como se nada fosse; a outra situação passou-se num trilho rápido com uma curva à esquerda muito apertada em que outro “artista” me cortou a frente e ainda resmungou comigo!! Enfim, o que me deu algum gozo foi ver que tamanha pressa só fez com que o primeiro que quase me arrancou dois raios estava mais à frente com a bike toda empenada!! Ainda há quem se esqueça que isto do btt por vezes não é só velocidade, é preciso resistência e principalmente dar bons tratos ao equipamento para que ele também resista e nos leve até à meta…
Enfim, boa notícia foi a conquista, mais uma vez, do 1º lugar pela “amiga” Tânia, que arrumou com toda a concorrência feminina e arrecadou mais uma taça prós “amigos da cantadinha”!! Ainda vai sendo ela que vai mostrando à cambada de empen(h)ados dos “Amigos” como é que se faz e se ganham taças! Boa recuperação e até domingo na LAAC.
Como pontos menos positivos realço o almoço e os banhos, não quero com isto dizer que tenham sido pontos negativos, sei que é complicado ter comida para todos os gostos e água quente para todos. Bom até domingo, vou-me desforrar no leitão!!
As fotos são da autoria do "amigo" Almílcar, o homem do gatilho...






02/04/08

2ª Maratona BTT Camarneira – Cantanhede

É já este fim-de-semana, dia 6 de Abril, que se realiza a 2ª Maratona da Camarneira, em Cantanhede. Pelos comentários do ano anterior parece que foi um grande sucesso, este ano existem 2 percursos, um de 45 e outro de 80 kms. A maratona terá um desnível acumulado de 770 metros, ou seja é relativamente plana e rolante, ideal prós especialistas na matéria!! Eu já me inscrevi, é aqui perto de casa e o preço da inscrição também não é exagerado. Os “amigos da cantadinha” já contam com uma forte representação neste evento, vamos ver se à semelhança do ano passado arrecadamos algum troféu!! A prova faz parte do Campeonato Regional de BTT de Cantanhede.