28/04/09

O passeio das Almas Santas que virou maratona….

Participei este fim-de-semana naquela que deve ter sido a maratona mais pequena alguma vez organizada por terras lusitanas! O encontro que inicialmente até estava previsto ser um passeio foi “baptizado” à última da hora de maratona, mas nem isso impediu que trinta e poucos “amigos” estivessem prontos a pedalar naquela tarde de sábado em que o sol teimava em espreitar por entre as nuvens mais escuras. A partida foi em grande ritmo com pó e alguma lama inicial.
Parabéns à organização que escolheu um percurso fantástico, muito rolante e acessível a todos, mostrou a algumas organizações destes país como se pode preparar em pouco tempo um grande evento, com dorsais e inclusive postos de controlo. Aspecto menos positivo foram algumas marcações que não estavam muito visíveis e outras que terão sido arrancadas, o que originou uma grande confusão no final com alguns a fazerem 30 e poucos kms e outros a fazerem 40 e muitos. Eu passei os 46!!! Enfim, para primeira vez não está nada mau, pena a pouca adesão de participantes. No final podemos ainda confraternizar um pouco à mesa, estava frio e tinha começado a chover, valeram as “majoretes” do cantor José Alberto Reis que por ali ao lado já aqueciam as vozes e nossos olhares (in)discretos….


27/04/09

Queima das Fitas 2009

Mais uma semana cheia de tradições, emoções e recordações....

14/04/09

Passeio de btt Trilhos do Douro Internacional

Bemposta - Mogadouro foi o ponto de encontro para mais um fantástico passeio de btt, desta vez por terras do Douro Internacional. Foi a minha primeira participação nesta que era já a 3ª edição dos Trilhos de Douro Internacional, mas foi um passeio que deixou boas recordações e que nos mostrou o quão bonito é o nosso Portugal.
Saímos sábado de manhã, tínhamos já previsto para essa mesma tarde um passeio de barco pelo rio Douro que prometia deixar de boca aberta os mais distraídos. Depois de uma voltas ali pela zona aproveitámos para conhecer melhor Miranda do Douro e Mogadouro, depois fomos ao prometido passeio de barco. Já anteriormente tinha percorrido parte do Douro, penso que até ao Peso da Régua, mas esta parte do Parque Natural do Douro Internacional que vai de Mogadouro para norte e que divide Portugal de Espanha é realmente qualquer coisa de fantástico, as paisagens são de sonho.
As inscrições para o passeio de btt à muito que estavam encerradas, domingo de manhã deveriam certamente ultrapassar as três centenas e meia de amigos do pedal, prontos a desfrutar de mais um dia de convívio e de paisagens fantásticas. Os primeiros kms foram um pouco rolantes, o pó era muito o que por vezes até dificultava ver o trilho. Nuestros hermanos estavam por ali em força, muitos vieram de Zamora para percorrer também aqueles fantásticos trilhos.
O passeio tinha duas opções, a maratona com 60 kms e uma meia maratona com cerca de 45 kms. Optei pela meia maratona, a organização já tinha informado que este teria um acumulado muito perto do 1200 metros, a maratona teria só mais 200 metros de acumulado. Claro que chamar passeio a algo com 1200 metros de acumulado só pode ser brincadeira. Foi um sobe e desce constante, as paisagens do Douro acompanharam-nos em grande parte do percurso, fizemos um single track que desceu mesmo até ao rio Douro, fantástico!
Seguia com um grupo pequeno em andamento descontraído quando quase perdíamos o 1º abastecimento em Picote, e que abastecimento! Chouriça, alheiras, bolos, javali estufado….. foi só petiscar, ainda tínhamos caminho para andar até ao final. Saí do 1º abastecimento com dois colegas, quando passado poucos kms estávamos “perdidos”! As fitas de sinalização tinham desaparecido, demorámos um pouco ainda para encontrar o “norte” o que nos valeu ainda mais quase uns 5 kms, mas lá seguimos.
Depois foi chegar a Bemposta, tomar banho e comer uma boa posta à mirandesa. Foi um fantástico passeio que fica na agenda para o próximo ano.

BTT Almas da Areosa

E como o btt também é um desporto de causas, aqui fica o post de uma prova/passeio que se vai realizar dia 25 de Abril nas Almas da Areosa, Aguada de Cima. O passeio está inserido nas Festas das Almas Santas da Areosa e pretende ser mais uma forma de juntar os amantes do btt e dar umas pedaladas, percorrendo alguns trilhos na nossa zona.