14/08/09

Volta a Portugal

À semelhança de anos anteriores, a organização da Volta a Portugal 2009 levou a efeito mais uma “Etapa da Volta RTP”, a terceira. A etapa, com aproximadamente 67 kms, entre Lixa e Felgueiras, decorreu no dia de descanso da Volta a Portugal e foi aberta à participação de todos os entusiastas da “roda fina”.
E como a curiosidade em participar nesta etapa era muita, lá estava eu segunda de manhã a engrossar o pelotão com mais de 700 ciclista, pronto a lutar cotovelo a cotovelo pela conquista da “camisola amarela” a par de muitas vedetas como são o Joaquim Gomes, o Marcos Chagas e outros…
O pelotão saiu compacto do centro da Lixa, pouco passava das 10.30h, em direcção a Felgueiras. Os primeiros kms foram de muito paralelo e alguns furos aos mais afoitos, rolando sempre em ritmo moderado até à subida da Lameira, em que subimos aos quase 700 metros de altitude. O abastecimento perto de Lameira veio na hora certa, a subida foi bastante longa e por esta altura já estava bastante calor.
O pelotão saiu depois compacto e em bom ritmo em direcção a Felgueiras, a subida de Sta. Quitéria era já tema de conversa entre todos! Era já perto das 13.30h quando entrámos na rotunda de Felgueiras que dava acesso à subida ao alto de Sta. Quitéria. E que parede!!
Muitos diziam que eram 18% de inclinação, a subida de 1ª categoria foi duríssima, muitos iam ficando pelo caminho tal era já o cansaço e algumas caimbras que não davam tréguas!! Impus um ritmo lento, (mais lento era impossível), tentando não parar a meio. Pedalar sentado no selim era impossível, a inclinação era tal que não era possível ganhar velocidade. A meio a subida aliviou um pouco e deu para recuperar o fôlego, para depois inclinar novamente antes da meta no alto de Sta. Quitéria, no entanto a vontade em chegar era mais forte e assim terminar este fantástico dia a pedalar na “Volta a Portugal”.








03/08/09

Challenge-Series “Escarpas de Sangue e Suor” - Buçaco

“…27 de Setembro de 1810 desencadeou-se a chamada III vaga da Guerra Peninsular das Guerras Napoleónicas…
Enviado por Napoleão, o seu mais brilhante general André Massena avançou sobre terras portuguesas com 65.000 homens, capturando a fortaleza de Almeida (perto da Guarda) após um incidente dentro das muralhas dessa povoação. Motivados por esta conquista, avançaram em direcção ao centro de Portugal, sem a mais pequena noção do que os esperava…

...fruto de uma aliança Anglo-Lusa tropas inglesas, tropas portuguesas e milícias portuguesas totalizando cerca de 50.000 combatentes foram estrategicamente distribuídas pelas escarpas das encostas da Serra do Buçaco, cobrindo assim toda a passagem para os lados de Coimbra e Lisboa…
…traídos pela forte irregularidade do terreno com vales profundos e escarpas abruptas, a progressão da Cavalaria foi impossível, a artilharia pesada era impossível de movimentar tal era o estado dos caminhos existentes e a infantaria por sua vez lutava contra duas coisas, a fantástica capacidade de tiro das forças Inglesas e por outro lado as características do terreno…
Cerca de 4500 soldados das tropas Francesas pereceram…do lado dos Aliados 1500…com toda a certeza muito Sangue e Suor derramado…”

O Challenge-Series “Escarpas e Sangue e Suor”, organizado pelos Cagaréus Bike Team e pelos Argana BTT, realiza-se dia 26 de Setembro, com partida de Vila Nova de Monsarros.
O percurso será “(…) duro, com cerca de 100/105 Km, e com um acumulado de subidas superior a 2800 mts. O percurso terá uma parte inicial descontraída sem grandes dificuldades, entrando depois ligeiramente pelos valeiros em direcção a aldeias no sopé da serra. Uma particularidade do percurso que vos vamos apresentar é os moinhos, pois vão passar numa zona de moinhos de água e em duas zonas de moinhos de vento com todas as características inerentes a estes últimos…
O percurso está pensado para no máximo fazer entre as 08:00 e as 19:00 com duas horas de paragens pelo meio e com uma média de andamento de 11,5 km/h.”
Inscrições em http://www.challenge-series.com/