23/09/09

Bate no Pedal / BiciSports / ALVES BANDEIRA

A equipa composta por mim e pelo meu amigo Moisés, que vai participar na 3ª edição do GEO-RAID – Aldeias do Xisto, Lousã, vai ser patrocinada pela loja BiciSports (Mealhada) e pelo Grupo Alves Bandeira.
Esta semana foram também já disponibilizados o descritivo do percurso e os respectivos gráficos de altimetria do primeiro e do segundo dias.
Este fim de semana vamos ao Buçaco testar as “pernas” no Challenge-Series “Escarpas de Sangue e Suor”...
Fica aqui um vídeo de apresentação do GEO-RAID – Aldeias do Xisto.

22/09/09

Trocar carro por bicicleta dá para poupar 1700 euros/ano

"Há mais pessoas a optar pela bicicleta diariamente em Lisboa. Desde 2006, o número de utilizadores cresceu 40%. Hoje é Dia sem Carros.
Em Dia Europeu sem Carros, data instituída pela Comissão Europeia para diminuir o tráfego automóvel nas cidades, ciclistas que pedalam diariamente pelos percursos antes feitos de carro descobrem benefícios ambientais e também financeiros. Um ex-utilizador intensivo do carro fez as contas de quanto poupa desde que pedala: 500 euros em ginásio, 1000 em combustível e 200 em manutenção mecânica. Conjugando a bicicleta com os meios de transporte, no fim do ano, Nuno Xavier diz ter a mais na conta 1700 euros. "A última vez que coloquei combustível no carro foi em Outubro de 2008", disse no debate "Mobilidade Sustentável e a Bicicleta em Lisboa", organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) .
Também Paulo Guerra garante poupar. Durante o projecto "100 dias de Bicicleta em Lisboa", trabalho de campo para uma tese que este engenheiro civil desenvolveu, verificou gastar menos 150 euros por mês (1800 por ano) "enquanto destruía o mito das sete colinas". A capital afinal é feita de muitos planaltos, descobriu. Acabou por pedalar 200 dias num ano, sem incidentes, e continua a fazê-lo.
No entanto, a falta de segurança para velocípedes nas estradas é o maior risco. A revisão do Código da Estrada (CE) operada pelo Decreto-Lei n.º 44/2005, a 23 de Fevereiro, não contemplou as alterações há muito pedidas pelos ciclistas para que a bicicleta seja vista como um meio de transporte. Por exemplo, o artigo 90º obriga a transitar o mais próximo possível das bermas ou passeio e proíbe o ciclista de seguir a par, a menos que se circule no pista especial. O que para o presidente da FPCUB, José Manuel Caetano, "constitui um entrave por se revelar inseguro". No entanto, a FPCUB estima que em 2008, em Lisboa, o número de ciclistas a optar pela bicicleta aumentou 40%, o dobro em relação a 2006.
Apesar das dificuldades, a bicicleta é tida como um meio de transporte alternativo, não só para experimentar nas ruas cortadas ao trânsito no dia de hoje, mas como meio para deslocações diárias. De casa para o emprego e do emprego para o supermercado, são trajectos feitos a pedalar. " in DN

17/09/09

GEO-RAID series 2009 - #3 Aldeias do Xisto, Lousã – 17/18 Outubro

Depois das duas primeiras provas do GEO-RAID series 2009 que decorreram em S. Pedro do Sul (Abril) e na Serra da Estrela (Junho), é chegada a vez da magnífica serra da Lousã acolher mais uma prova de resistência em btt.
O GEO-RAID é um conceito inovador de provas de resistência em btt, que decorrem em dois dias, sendo o resultado apurado pela soma das duas etapas. À semelhança das provas como o Translap, Cape Épic e Transportugal, os participantes correrão em equipa de dois elementos e com marcação dos percursos por GPS, e caracterizam-se por terem um elevado grau de dificuldade em termos físicos, não só pela quilometragem, mas também pela altimetria dos percursos.
Serão, pois, dois dias de muita adrenalina e espírito de equipa, sempre com partida e chegada ao centro da vila da Lousã. No primeiro dia as equipas partirão à descoberta do maciço sul da Serra da Lousã, percorrendo cerca de 100 kms, por caminhos e trilhos das mais emblemáticas Aldeias de Xisto, terminando com mais de 4000 metros de desnível acumulado. A 2ª etapa será mais curta, os desníveis serão igualmente acentuados e as maiores dificuldades estão presentes nos primeiros kms da etapa, no entanto, o conta-kms deverá marcar perto de 70 kms e mais de 2000 metros de acumulado.
Serão dois dias de grande esforço e desafio, experiências e sensações a pedalar pela Serra da Lousã. Vou fazer equipa com o meu amigo Moisés, ainda andamos a tratar de toda a logística para a participação e patrocínios para a equipa, brevemente deixo aqui mais informações.
Mais informações em GEO-RAID series 2009.


No comments


A verdade é esta!

"A Vida resume-se a 4 garrafas. Vamos aproveitá-la, pois já estamos na terceira."

08/09/09

Furadouro

Grande treininho de “roda fina”, este domingo de manhã, na companhia do amigo Jordão, pelas bandas do Furadouro, Torreira e S. Jacinto.

02/09/09

1º Passeio Cicloturista ao Concelho de Águeda

“A Câmara Municipal e o Sport Clube de Paradela, com autorização da UVP/FPC, vão realizar no dia 20 de Setembro de 2009, a 1ª Volta Cicloturista ao concelho de Águeda. Prova inserida na Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre os dias 16 e 22 de Setembro, este ano com o tema “Melhoremos o Ambiente na Cidade”.

A 1ª volta cicloturista ao concelho de Águeda será um belo passeio para todos os cicloturistas/ciclistas, individuais ou por equipas, masculinos e femininos, com idade superior a 14 anos de idade. Os participantes vão ter a oportunidade de usufruir de um dia diferente, através da prática de desporto, e, ao mesmo tempo, apreciaram a beleza e diversidade paisagística do nosso Concelho.A concentração para a partida será junto ao Largo 1º de Maio/Mercado Municipal e a chegada na Avenida Eugénio Ribeiro. O percurso do passeio terá uma extensão de 80 quilómetros, e será feito por duas etapas, pelo meio haverá uma paragem de 15 minutos, para abastecimento a todos os participantes.

A inscrição será de €7 (sete euros) para os cicloturistas e €5 (cinco euros) para acompanhantes, para efectuar a inscrição ou obter mais informações pode fazê-lo através do seguinte endereço electrónico adriana.mesquita@cm-agueda.pt ou dos seguintes contactos 234 610 070 / 967491812.

Integrada na Semana Europeia da Mobilidade, a decorrer entre 16 e 22 de Setembro, esta é uma iniciativa visa promover a mobilidade sustentável, não poluente, ecológica e saudável e ao mesmo tempo dar a conhecer a beleza do concelho.

Programa e Horários
8:00 – Abertura do secretariado junto ao local de partida.
9:00 – Inicio do passeio.
11:00 – Fim da 1ª etapa e abastecimento.
11:15 – Inicio da 2ª etapa.
13:00 – Chegada prevista e banhos.
13:30 – Almoço e entrega de lembranças (Piscinas Municipais Exteriores).”