16/06/11

Rescaldo da 6ª Maratona BTT LAAC-LACAR

Foi uma de entre as poucas maratonas em que participei este ano, que pelo facto de ser bem perto de casa, não podia deixar de participar. Ando um pouco cansado de tanta maratonazinha organizada em qualquer vão de escada e sem muita paciência para aquele pessoal que tenta desenfreadamente correr atrás de mais um lugar no pódio nem que seja na maratona da curraleira atrás do sol posto… A organização da LAAC esteve, como sempre, ao seu melhor nível ao organizar mais uma maratona com um percurso duro qb e com marcações e reforços exemplares. De louvar o facto de terem feito logo no controlo zero uma separação entre o pessoal que ia para os 40 e os 80 kms, no entanto depois com a junção antes da partida a confusão foi grande. A zona da subida da barragem de Belazaima foi um pouco desesperante, mas depois da separação as coisas acalmaram, foi sempre a subir até perto de Malhapão. Fiz certamente mais de 50 kms com o amigo Júlio que encontrei no posto de controlo antes da subida para a Capela. Chegámos a Aguada com cerca de 5 horas a pedalar, cansados mas muito satisfeitos por termos concluído mais este desafio!!!




15/06/11

Fátima, cumprir a tradição

Mais um ano e mais uma vez me juntei ao pessoal da Biciarca para cumprir a tradição de ir de Aguada de Baixo até ao Santuário de Fátima em bicicleta.
A partida foi bem cedo, depois das últimas afinações partimos em direcção ao primeiro abastecimento que estava previsto ser em Condeixa. A passagem por Coimbra deu ainda tempo para tirar uma foto na ponte pedonal, com a cabra lá bem ao fundo…
Depois do 1º abastecimento e já com as forças recuperadas fizemo-nos ao caminho. A opção de, depois de Condeixa, seguirmos por estradas mais secundárias é a melhor escolha pois permite um andamento mais tranquilo e com muito mais segurança.
Rabaçal, Ansião, Freixianda e Ourém foram ficando para trás e os poucos kms que faltavam eram cada vez menos, Fátima estava já ali depois de uma última subida. Dia fantástico que terminou com uma leitoada e que juntou ainda alguns familiares que nos acompanharam.