14/08/10

8ª Etapa da Volta a Portugal (chegada a Oliveira do Bairro)

Altimetria da subida da Serra do Caramulo

Para quem é um pouco curioso e gosta de saber por onde pedala, deixo aqui uma pequena análise que fiz à altimetria da 1ª etapa da Volta a Portugal, que ligou Gouveia a Oliveira de Azeméis e que passou por uma das míticas subidas da nossa região. A subida da Serra do Caramulo.
Com base na altimetria disponível do site da Volta, foi possível perceber que de Campo de Besteiros (estamos a uma altitude de 298 metros) até ao centro do Caramulo são 8,9 kms e depois ao cimo da subida do Caramulo (875 metros de altitude) são mais 4 kms, vencendo no total um desnível de 577 metros, num total de 12,9 kms. Depois, do cimo do Caramulo até à ponte sobre o rio Águeda, antes de começarmos a subir para a localidade de Igreja, são 22 kms, onde descemos aos 91 metros de altitude, com um desnível de 784 metros. Ou seja, de Campo de Besteiros à ponte são 34,9 kms.
Por exemplo, quem sair da ponte nova de Águeda (junto à curva do Miguel) (29 metros de altitude) em direcção a Bolfiar (66 metros de altitude), passe S. João do Monte (553 metros de atitude) e chegue ao cimo do Caramulo (875 metros de altitude), são 34,4 kms e 846 metros de desnível. Se depois descermos ao centro do Caramulo (mais 4 kms) e continuarmos até Campo de Besteiros, são 47,3 kms no total.

Etapa da Volta RTP (Fafe - Alto da Senhora da Graça)

Participei este ano, e pela segunda vez consecutiva, em mais uma edição da Etapa da Volta RTP. Esta 4ª edição teve lugar no tradicional dia de descanso da Volta a Portugal (9 de Agosto) e partiu do Parque da Cidade de Fafe rumo ao mítico Alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto.
À semelhança do ano passado em que tínhamos no final a difícil subida de Santa Quitéria, em Felgueiras, este ano a organização apresentou um percurso com pouco mais de 67 kms, em que tivemos no final a mítica subida do Monte Farinha com chegada ao Alto da Senhora da Graça.
Passavam poucos minutos das 9:30h da manhã quando os cerca de 700 ciclistas partiram de Fafe, a temperatura estava bastante agradável mas o sol prometia aquecer!
O pelotão passou perto de Lixa e Felgueiras, seguindo depois em direcção a Celorico de Basto, entrando em Mondim de Basto onde faltava a recta final de 8 kms sempre a subir até ao Alto da Senhora da Graça.
Só conhecia a mítica subida das reportagens da Volta a Portugal, onde nem sempre é possível perceber a verdadeira inclinação e a dimensão do esforço exigido a quem sobe. Claro que já tinha ouvido muitos falarem desta mítica subida e da sua extrema dureza, mas uma coisa é ouvir, outra é faze-la em cima de uma bicicleta a pedalar. É certamente daquelas que vai ficar na memória.
Muitos terminaram esta jornada em Mondim de Basto, outros foram em frente e deram grande “luta” ao Monte Farinha, até aos 947 metros de altitude, numa subida sem fim em que os últimos 8200 metros têm inclinações até 12%.
Os termómetros deviam já marcar os trinta e muitos graus e eu segui com um pequeno grupo em andamento moderado. Fizemos um pequeno abastecimento de água a meio da subida e depois curva atrás de curva, com subidas de perder de vista, onde íamos já encontrando alguns dos que tinham terminado e regressavam a Mondim, chegámos à meta no Alto da Senhora da Graça. Grande teste físico e até psicológico. Para recordar…
Dia fantástico a pedalar e a viver as emoções da Volta a Portugal !!