11/11/10

Rescaldo do 2º Raid Gastronómico

Participei este ano pela primeira vez neste Raid Gastronómico organizado, e bem, pelo pessoal da LAAC. Um pouco reticente em confirmar a inscrição devido à chuva que estava prevista para esse fim-de-semana, resolvi mesmo assim arriscar. E que boa opção foi…
O dia começou frio e muito cinzento, ameaçando chover a qualquer momento. O impermeável foi de prevenção!
Cheguei cedo ao pavilhão, por ali a azáfama já era muita. Encontrei o pessoal da Biciarca e enquanto fui levantar o dorsal encontrei muitos outros colegas do pedal que já não via há algum tempo.
A partida atrasou um pouco, penso que não deveriam estar presentes os 150 participantes que a organização previa, mas o espírito de convívio era grande e a ansiedade por aquilo que nos estava reservado era ainda maior.
A partida foi dada e … cerca de 100 metros mais à frente foi interrompida… era tempo do 1º abastecimento, o mata-bicho. Só me lembro de uns apetitosos coiratos a sair da grelha que estavam um espectáculo.
Depois foi tempo de pedalar um pouco pelos trilhos ali da zona até chegarmos à Figueira de Boialvo onde nos esperava mais um abastecimento. Vinho e muita e boa comida não faltaram. Mais uns kms, poucos, e mais uma paragem no Pardieiro, onde, nos serviram uns rojões e umas papas de abóbora divinais. Com a pança cheia a vontade em pedalar já não era muita, mas tínhamos ainda uns kms finais até chegarmos à meta, em Aguada de Cima.
O grupo foi alongando, a moto quatro que transportava o pipo da sangria marcava o andamento daqueles que tinham mais sede. Chegados à meta ainda nos esperavam umas fêveras na grelha e uma apetitosa sopa da pedra. Não consegui comer mais….
Um excelente passeio convívio com inúmeras peripécias e algumas quedas que animaram este Raid.