15/07/08

Rescaldo da 5ª Prova da Taça de Portugal XCM/ IV Maratona Vinhas BTT – Cantanhede

A prova organizada pela Sociedade Columbófila Cantanhedense, decorreu no passado domingo em Cantanhede e juntou entre 4 a 5 centenas de participantes. Tinha combinado sair às 9 horas com o amigo João Paulo e o sol já queimava bastante. Bikes em cima do carro e lá fomos rumo a Cantanhede, ainda tínhamos de levantar o dorsal e não sabíamos aquilo que nos esperava. O levantamento do dorsal foi um pouco moroso, apesar de existirem várias filas consoante a prova, as coisas estavam bastante demoradas. Ali encontramos também os amigos Fernando e Tânia. Com o dorsal na mão foi tempo de rapidamente preparar as bikes para a partida. Entretanto apareceu o amigo Amílcar que apesar de não ir participar foi “dar a estratégia e incentivo” aos Amigos da Cantadinha.
A partida estava prevista para as 10.30h, o sol apertava, mas as coisas estavam bastante atrasadas. Enquanto esperávamos podemos ver todos os “prós” federados que iam participar na prova da Taça, Marco Sousa, Rui Lavarinhas, etc. foi um desfilar de estrelas!!
Alguma confusão com a chamada dos federados e organização para a partida, passava já muito das 11 horas quando finalmente partimos.
O primeiro contacto com os trilhos não foi o mais agradável, muita pedra e muito pó, com aquele calor todo à mistura era um mix explosivo!! No entanto à medida que os kms foram passando fomos encontrando trilhos fantásticos, muito rolantes, com singletracks extremamente técnicos e rápidos, do melhor que tenho feito.
A prova dos 40kms tomou um ritmo alucinante, o João Paulo foi embora e só o vi na meta. Apesar de ser um percurso muito rolante com alguns estradões, o constante sobe e desce ia fazendo moça e o esforço era bem visível na cara de todos.
Algumas deficiências nas marcações, principalmente em locais perigosos, resultaram em alguns sustos e quedas que presenciei, apesar de tudo isto, foram trilhos que me agradaram bastante e onde espero voltar.

Sem comentários: