09/12/08

Rescaldo do “Assalto ao Caramulo”

Foi uma ideia original, esta a de marcar um ponto de encontro na serra, onde vários grupos de amantes do btt se juntariam e a partir daí iam à conquista da Serra do Caramulo.
O encontro à muito que vinha a ser pensado, ao Faísca, grande mentor do “assalto”, muitos outros se foram juntando e a ideia passou à prática, o Caramulo ia ser atacado por várias frentes… O dia estava marcado na agenda – 1 de Dezembro – pessoal de Aveiro, Anadia, Canelas, VN Monsarros, Mortágua, Tondela e Águeda, estavam preparados para o “assalto” final!
As condições climatéricas dos últimos dias faziam prever o pior: frio, chuva, neve, iam certamente fazer moça nas tropas, mas nem isso nos desanimou, cada vez mais pessoas se iam juntando ao grupo.
Parti com o amigo Tiago em direcção à Capela, saímos já um pouco tarde, a espera de alguns colegas, que acabaram por não aparecer à hora marcada, fez com que tivéssemos de seguir em passo acelerado até ao ponto de encontro no marco geodésico de “Boi”, perto quase dos 800 metros de altitude. Quando chegámos à Capela já estava por lá um grande grupo que vinha de Anadia/ Monsarros. Vi o Hernâni dos Cagareus, entretanto chegou também o Faísca, o tempo estava a ficar curto, partimos em direcção ao ponto de encontro. Começou a chover e a seguir começou a cair neve!
Até ao local de encontro ainda tivemos de andar um bocado, subimos ao estradão das eólicas e depois continuámos até “Boi”. Lá em cima já se encontravam mais uns grupos, o frio e a neve já eram muito, faltava ainda bastante pessoal, mas estava a tornar-se impossível aguentar mais.
Estávamos já bastante atrasados, decidimos seguir em direcção a Malhapão quando começou a nevar bastante…
Daqui para a frente as condições climatéricas tornaram-se ainda mais adversas, a serra, o frio e a neve foram provocando algumas desistências, alguns corajosos seguiram em frente. O verde desaparecera da paisagem, as temperaturas à muito que eram negativas, o branco era agora a cor dominante no horizonte, as paisagens eram soberbas, fantásticas, de sonho…
Tínhamos combinado almoçar em Malhapão de Cima, na Tasca do Sr. Cardoso. O caminho era complicado, a neve era muita, tornava-se cada vez mais difícil prosseguir, tivemos de desmontar e seguir caminho a pé.
Chegámos a Malhapão bastante enregelados e a precisar de comer o famoso “trinchado” que nos aguardava. Fomos recebidos pelo Sr. Cardoso que muito admirado dizia “eu já não contava com vocês aqui, já há 2 dias que a estrada está cortada!”, pois nós éramos rijos, rijos como o aço!
O trinchado estava fantástico, tivemos ainda tempo de nos aquecermos um pouco e secar a roupa. Tinha parado de nevar mas o frio ainda era muito, tínhamos de nos preparar para a viagem de regresso.
Depois de mais um trago de “cantadinha” para aquecer os motores, começamos a viagem de regresso a casa, as fantásticas paisagens do Caramulo cobertas de neve iam ficando para trás, alguns raios de sol teimavam em espreitar por entre as nuvens.
Rapidamente chegámos à Capela, parecia que estávamos noutro mundo, a neve tinha desaparecido, o grupo vinha a pedalar em bom ritmo, a vontade de chegar a casa já era muita.
Despedimo-nos do resto do pessoal que ainda seguiu caminho para Monsarros, Canelas e Anadia, saímos no corte em direcção a Belazaima, ainda tínhamos alguns kms até chegar a casa.
Um grande abraço ao Faísca, sem ele este fantástico “assalto” na teria sido possível, e a todos os outros que participaram nesta grande aventura pela Serra do Caramulo. Parece que não ficaram satisfeitos, para a Primavera vai ser combinado novo ataque…


1 comentário:

Jordão Alves disse...

ola amigo so de ver estas fotos fico arrependido de nao ter ido participar, mas nem sempre é possivel estar em todo o lado para a proxima nao vou faltar ate porque poder ir para a neve com a bike nao é todos os dias abraço e boas pedaladas domingo temos que combinar um passeio que te parece?
abraço jordão.