11/02/09

Altura correcta...

Este post vem a propósito de uma conversa que um dia deste tive com um amigo relativamente à altura do selim. Para quem não liga a este grande pormenor e a “coisa vai a olho”, tenham cuidado porque podem arranjar, certamente, algum problema de saúde.
Para o cálculo da altura certa do selim, a fórmula mais usada é a de tirar a medida entre pernas, ou seja, encostado a uma parede, com um livro no entre pernas e paralelo à parede, forçar bem o livro até ao escroto e pedir a alguém para verificar o valor. Seguidamente multiplicar o valor entre pernas por 0,885, que te indica a altura correcta do selim, que vais medir desde o “centro” do centro pedaleiro até ao topo do selim e assim encontrar a tua medida correcta do selim. Claro que pormenores também importantes são os sapatos e a questão do selim estar mais ou menos recuado. Por isso, marca a tua altura correcta do selim no espigão e depois tenta ajustar alguns milímetros, se necessário, consoante tenhas sapatos mais ou menos altos e o selim mais ou menos recuado.
Para quem tem de tirar frequentemente o espigão de selim, aconselho o uso de um pouco de fita cola ou marcador de acetato a marcar a medida correcta, assim não existem dúvidas!!
Ainda para quem pretende trocar de bicicleta e tem dúvidas relativamente ao tamanho certo do mesmo, recomendo este site que vos vai ajudar na escolha. Claro que isto é a teoria, na prática não existe nada melhor do que sentar o cu em cima da burra e experimentar a coisa!!

Sem comentários: