10/03/09

4º BTT LAAC-LAACAR 2009

A 4ª edição da prova de btt LAAC-LAACAR já tem data marcada, 7 de Junho de 2009.
Esta edição terá, como é normal, um percurso de 40 kms e outro, ao que parece, de 80 kms com um grau de dificuldade mais elevado. Este fim-de-semana acompanhei alguns membros da organização e tive oportunidade de já fazer grande parte deste percurso dos 80 kms. É um percurso duro, com algumas partes novas e outras que são “aproveitadas” da edição anterior, mas que, penso eu, poderia ainda melhor explorar as inúmeras possibilidades que a nossa região tem para a prática do btt.
Acho que esta é uma prova que começa já a ganhar alguma dimensão na nossa região, penso no entanto que esta opção do percurso dos 80 kms seja um pouco exagerada, que deverá começar a ser repensada por esta e outras organizações de eventos do género. Se analisarmos algumas das provas com percursos de 80 kms, facilmente constatamos a grande diferença de inscritos entre a prova maior (80) e a prova mais curta (normalmente os 40 kms), que tem o maior número de inscritos.
Nem todos somos “prós”, temos, certamente, uma vida para além das duas rodas, pedalamos quando podemos e porque gostamos do “simples” prazer de pedalar e conviver. Claro que todos nós gostamos de testar os nossos limites e ir mais além, mas quando tudo aquilo que deixa de ser “prazer” e suor e passa a ser sofrimento, penso eu que põe em causa o verdadeiro espírito do btt.
Para a grande maioria de todos nós que, normalmente, pedala só ao fim-de-semana, uma prova de 80 kms é “impossível”, ficamos provavelmente com um “sabor a pouco” quando vamos participar numa prova de 40 kms e passado poucas horas estamos a cortar a linha da meta. Acho que as organizações de provas de btt devem reflectir melhor este aspecto e, para além de manter a prova dos 40 kms (porque há sempre alguém que está a começar a dar as primeiras pedaladas), pensar se não seria melhor eliminar a prova dos 80 kms e fazer uma prova mais reduzida de cerca de 60/65 kms, que certamente registaria maior afluência, deixaria o pessoal bastante mais satisfeito e permitiria um maior convívio entre todos. É apenas a minha opinião, provavelmente partilhada por alguns…

Sem comentários: