23/06/09

A pedalar até Fátima

Acompanhei este domingo alguns amigos da BiciArca num fantástico passeio de bicicleta até Fátima. O convite tinha partido dos amigos Trilhos & Sarilhos da Candieira, que já à alguns anos fazem esta peregrinação…
O pessoal de Aguada juntou-se no Pavilhão da Arca, depois de alguns atrasos partimos para o ponto de encontro em Avelãs de Caminho onde já estava o pessoal da Candieira. O dia ainda ia escuro, passava já um pouco das 5:30h quando nos pusemos a caminho!
A primeira paragem para reagrupar o grupo foi em Santa Luzia, um primeiro furo pelas bandas da Mealhada tinha deixado para trás alguns amigos. Continuámos depois para Coimbra, Condeixa. A primeira grande paragem foi já perto de Pombal, onde comemos alguma coisa e descansamos também um pouco. Depois veio o corte para o Barracão, o sol já estava bem quente por esta altura, mas nem isso nos desanimou, objectivo Fátima. Com mais algumas paragens pelo meio, a última foi mesmo antes da “etapa rainha”, a subida de Santa Catarina. O sol queimava, a subida de alguns kms que antecedia Fátima prometia ser dura. E assim foi, longa, longuíssima, com o acumulado dos kms já percorridos parecia não ter fim. Conseguimos, com 125 kms e cerca de 5 horas e um quarto a pedalar, chegámos a Fátima, cansados mas muito satisfeitos.
Depois da foto da praxe, com a catedral ao fundo, lá fomos comer qualquer coisa. Na verdade a vontade de comer não era muita, mas os 4 leitões que nos esperavam abriam o apetite ao mais saciado…


Sem comentários: