06/07/09

Rescaldo da 4ª Maratona do Vale do Vouga

E assim se passou mais um dia de puro btt a pedalar na 4ª Maratona do Vale do Vouga. O domingo que até acordou solarengo começou por altura da partida a ficar mais escuro e molhado. Os cerca de 1200 betetistas estavam impacientes, queriam desfrutar das fantásticas paisagens do Vouga.
A partida não atrasou, ao contrário do ano passado este ano saímos para sul, alguns quilómetros em alcatrão permitiram que o grosso do pelotão se fosse alongando, no entanto no Casainho o caminho entupiu, muitas vezes tivemos de desmontar e fazer alguns metros a pé. Tinha combinado acompanhar o meu amigo Moisés, ainda na partida encontrei o amigo Fernando da Figueira da Foz. Fizemos juntos grande parte do percurso. Até ao local da separação a confusão foi muito grande, daí para a frente foi quase um passeio solitário. O percurso era fantástico, com imensas zonas verdes e mostrando aquilo que o Vouga tem de melhor. O percurso tinha muitas partes do percurso do ano passado, que fizemos em sentido contrário, e outras que já são emblemáticas como é o caso da dura e perigosa descida do Ventoso. De cortar a respiração.
Por altura do 2º abastecimento o Fernando seguiu, nós ficámos a lavar a corrente das bicicletas que estava já a provocar muitos”chupões”. Tivemos de nos resguardar um pouco, a “festa” ia começar a partir dos 45/50 kms, tínhamos duas paredes antes da derradeira subida à Eólica e depois a dura descida do Ventoso. Depois disso foi descer até ao Alfusqueiro, onde os percursos se uniam, e rolar até ao final sempre em grande pedalada. Mais um dia fantástico de puro btt e camaradagem, com o conta-kms do Móises a marcar 87 kms e uns terríveis 1900 metros de acumulado… em seis horas : )
Os parabéns ao pessoal do Vouga que mais uma vez nos presenteou, na minha opinião, com uma das melhores maratonas de btt a nível nacional.





2 comentários:

Jordão Alves disse...

Ola amigo para quem sugeria ha umas semanas atras na laac menos km estou ademirado pelos elogios que aqui deixou mas ainda vem estou a ver que a bike de estrada esta a surtir efeito possitivo....
´boas pedaladas ve se ligas os amigos para mostrar as bikes novas abraço.

Rucaworld blog disse...

Grande amigo Jordão, primeiro que tudo parabéns pela excelente prova realizada por ti e pela Dulce. Quanto à minha prova, correu tudo bem, o tempo poderia ser melhorzito mas o que conta é o que espírito com que se faz a coisa… Parámos em quase todos os abastecimentos e ainda tivemos tempo para dois dedos de conversa com as assistentes (aí se a patroa lê isto)!!! Claro que se o amigo João Paulo não se tivesse “cortado” e tivesse feito a prova comigo a coisa era sempre a ripar, afinal ele anda a treinar com os melhores : )
Na verdade, escrevi aqui um post à uns tempos atrás em que falei, no caso, da prova da laac e onde referi aquilo que mais uma vez se verificou agora na prova do Vouga, com a grande maioria dos participantes a inscrever-se na prova dos 40 kms. Vemos depois que terminaram a prova dos 40 perto de novecentos participantes e quando olhámos para as classificações dos 80 kms, vemos apenas cento e poucos participantes a terminar a prova!
Contínuo a pensar que seria bom as organizações das provas repensarem esta questão, não seria muito melhor termos uma prova com menos 15/20 kms e onde participassem mais pessoas? Eu acho que sim.