23/06/09

Cenas do quotidiano de um qualquer país islâmico…


A pedalar até Fátima

Acompanhei este domingo alguns amigos da BiciArca num fantástico passeio de bicicleta até Fátima. O convite tinha partido dos amigos Trilhos & Sarilhos da Candieira, que já à alguns anos fazem esta peregrinação…
O pessoal de Aguada juntou-se no Pavilhão da Arca, depois de alguns atrasos partimos para o ponto de encontro em Avelãs de Caminho onde já estava o pessoal da Candieira. O dia ainda ia escuro, passava já um pouco das 5:30h quando nos pusemos a caminho!
A primeira paragem para reagrupar o grupo foi em Santa Luzia, um primeiro furo pelas bandas da Mealhada tinha deixado para trás alguns amigos. Continuámos depois para Coimbra, Condeixa. A primeira grande paragem foi já perto de Pombal, onde comemos alguma coisa e descansamos também um pouco. Depois veio o corte para o Barracão, o sol já estava bem quente por esta altura, mas nem isso nos desanimou, objectivo Fátima. Com mais algumas paragens pelo meio, a última foi mesmo antes da “etapa rainha”, a subida de Santa Catarina. O sol queimava, a subida de alguns kms que antecedia Fátima prometia ser dura. E assim foi, longa, longuíssima, com o acumulado dos kms já percorridos parecia não ter fim. Conseguimos, com 125 kms e cerca de 5 horas e um quarto a pedalar, chegámos a Fátima, cansados mas muito satisfeitos.
Depois da foto da praxe, com a catedral ao fundo, lá fomos comer qualquer coisa. Na verdade a vontade de comer não era muita, mas os 4 leitões que nos esperavam abriam o apetite ao mais saciado…


05/06/09

Afinal Al Capone era um azelha!

por Lusa, Ontem

Os métodos de "lavagem" de dinheiro hoje existentes a nível mundial "são tão sofisticados que fariam Al Capone parecer um azelha", afirmou hoje o presidente da Agência de Controlo da Banca alemã (Bafin).


Os sete sapatos sujos

Aqui fica um excerto da oração de sapiência proferia pelo escritor moçambicano Mia Couto, na abertura do ano lectivo do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique, intitulada “Os sete sapatos sujos”. O tema vem muito a propósito dos tempos que correm…

“ Não podemos entrar na modernidade com o actual fardo de preconceitos. À porta da modernidade precisamos de nos descalçar.
Eu contei “Sete Sapatos Sujos” que necessitamos de deixar na soleira da porta dos tempos novos. Haverá muitos mais ainda... mas eu tinha que escolher e sete é um número mágico:

Primeiro Sapato
A ideia de que os culpados são sempre os outros.

Segundo Sapato
A ideia de que o sucesso não nasce do trabalho.

Terceiro Sapato
O preconceito de que quem critica é um inimigo.

Quarto Sapato
A ideia de que mudar as palavras muda a realidade.

Quinto Sapato
A vergonha de ser pobre e o culto das aparências.

Sexto Sapato
A passividade perante a injustiça .

Sétimo Sapato
A ideia de que, para sermos modernos, temos que imitar os outros.”


Dá que pensar, não dá?


01/06/09

Passeio BTT Nocturno (Lobos da Montanha) - 20 Junho

E como é habitual todos os anos, aí está mais uma edição do passeio btt nocturno dos Lobos da Montanha, inserido da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia.
Já lá vão uns anos desde que participei pela primeira vez neste passeio e desde então estou fã. A boa organização dos lobos e o espírito descontraído com que todos participam fazem deste passeio um grande convívio.
As inscrições estão abertas e limitadas aos 100 participantes. Inscrição de 5 euros, pagos no dia do passeio.