08/10/12

GRANDFONDO Aldeias do Xisto_Lousã

Em vésperas de mais um grande evento cá no nosso burgo, fui com o meu amigo Moisés fazer o reconhecimento do percurso, e que percurso!!
O Grandfondo é um evento de resistência e endurance, originário em Itália, e que se realiza pela 1ª vez em Portugal, na Lousã, no próximo dia 13 de Outubro. Tem dois percursos, o Grandfonfo com 150 kms e aproximadamente 3500 mtrs de desnível acumulado, e o Mediofondo com 95 kms e com aproximadamente 2000 mtrs de acumulado.
E assim foi, bem cedo estávamos a sair da Lousã, uns kms iniciais para aquecer mas logo começamos a subir a serra do Açor, subida sempre progressiva com inclinações não muito difíceis. Ultrapassado este primeiro obstáculo, começamos a descer e aí sabíamos que uma das grandes dificuldades do dia estava para chegar, a subida da barragem de Sta. Luzia. Tentar explicar a dureza desta subida é difícil mas talvez tenha sido das subidas mais difíceis que fiz até hoje, e como contra factos não há argumentos: 1,58 kms a 11,8% média.
Após isto foi descer, descer até à Pampilhosa da Serra onde comemos uma bifana, encontramos alguns grupos que ali chegavam, e recuperamos forças para o resto do caminho. A saída da Pampilhosa era segunda dificuldade para a qual íamos alertados, subida curta, em paralelo, mas muito dura…com o meu polar a marcar 19% de inclinação máxima.
Depois mais duas subidas, primeira a da Picha e a última para a serra da Lousã, sempre com inclinações tímidas mas, a última, quase que nos levou aos 1000 mtrs de altitude.
A parte final foi fácil, foram quase 20 kms a descer que nos trouxeram de volta à Lousã, num dia fantástico a rolar pelas serras do Açor e Lousã.
Alguns dados curiosos: 21.1 km/h vel. média; quase 2800 mtrs de desnível acumulado; 19% inclinação máxima; 7:08h de duração total; 5161 kcal; 12% fat.









1 comentário:

Jordão Alves disse...

Campeão parabéns estas fortíssimo.