Foi no passado sábado que o Jequim reuniu alguns amigos e família, no Restaurante “Serenata”, para festejar a conclusão do curso. Motivo, também, para eu reencontrar alguma da malta e beber uns copos!
O rasganço é daquelas praxes já pouco usuais nos tempos que correm, mas o Jequim, como defensor acérrimo das tradições académicas, que viveu intensamente estes últimos anos, não quis deixar de a fazer. Ao contrário de muitos que só vestiam o traje académico em situações de festa, o Jequim era completamente o oposto!!
Em plena rua foi tempo de fazer jus à tradição e rasgar o homem! O Jequim ficou literalmente nu, as roupas do novo doutor foram todas rasgadas: batina, calças, colete, camisa, nada escapou. Apenas ficou com a gravata, meias, sapatos e capa para ele se embrulhar!!
Muito vinho, muita cantoria e muita alegria nesta despedida. Com esta praxe chega ao fim não só o curso universitário, mas também toda a vivência académica, inicia-se, certamente, um novo percurso! Acho porém que para o Jequim isto não é uma despedida, será talvez um até já! A tradição coimbrã fica certamente mais pobre com esta saída. De recordação apenas fica a Capa, a Pasta e, certamente, muita saudade!!
Oh pai já sou doutor!

