26/12/07

Pensamento...

"A ambição de dominar as almas é a pior das ambições."
Napoleão Bonaparte

20/12/07

Foto do Ano


Boas Festas

Queria aqui deixar os votos de boas festas a todos, ponham 2007 para trás das costas e olhem 2008 nos olhos!

18/12/07

Rasganço

Foi no passado sábado que o Jequim reuniu alguns amigos e família, no Restaurante “Serenata”, para festejar a conclusão do curso. Motivo, também, para eu reencontrar alguma da malta e beber uns copos!
O rasganço é daquelas praxes já pouco usuais nos tempos que correm, mas o Jequim, como defensor acérrimo das tradições académicas, que viveu intensamente estes últimos anos, não quis deixar de a fazer. Ao contrário de muitos que só vestiam o traje académico em situações de festa, o Jequim era completamente o oposto!!
Em plena rua foi tempo de fazer jus à tradição e rasgar o homem! O Jequim ficou literalmente nu, as roupas do novo doutor foram todas rasgadas: batina, calças, colete, camisa, nada escapou. Apenas ficou com a gravata, meias, sapatos e capa para ele se embrulhar!!
Muito vinho, muita cantoria e muita alegria nesta despedida. Com esta praxe chega ao fim não só o curso universitário, mas também toda a vivência académica, inicia-se, certamente, um novo percurso! Acho porém que para o Jequim isto não é uma despedida, será talvez um até já! A tradição coimbrã fica certamente mais pobre com esta saída. De recordação apenas fica a Capa, a Pasta e, certamente, muita saudade!!
Oh pai já sou doutor!

13/12/07

Tratado de Lisboa

É hoje assinado. Será que também vou ter direito a uma caneta de prata?

12/12/07

Manoel de Oliveira

O cineasta português completa hoje 99 anos de idade, com 76 deles dedicados ao cinema. É o realizador de cinema mais velho do mundo, em actividade, e o mais premiado do cinema português.
«Douro, Faina Fluvial» (1931), «Aniki Bobó» (1942), «Benilde ou a Virgem Mãe» (1974), «Amor de Perdição» (1979), «Francisca» (1981), «Le Soulier de Satin» (1985), «Os Canibais» (1988), «Vale Abraão» (1993) e «O Quinto Império» (2004) são alguns dos mais de 40 filmes que realizou.
«Belle Toujours» e «Cristóvão Colombo - O Enigma» são as produções mais recentes do realizador, que tem em projecto ainda «O estranho caso de Angélica» e a adaptação para cinema do conto de Eça de Queiroz «Singularidades de uma rapariga loira».

Lisboa

NY Times: Lisboa no top de destinos em 2008
Jornal coloca capital portuguesa em 2º numa lista com 53 lugares.
Uma das peças mais visitadas na edição electrónica do jornal norte-americano New York Times (NYT) é uma compilação de 53 lugares no planeta a visitar em 2008. Na hierarquia feita pela prestigiada publicação nova-iorquina, Lisboa surge no segundo lugar da extensa lista, atrás do Laos.
Para o NTY, a atracção da capital portuguesa já não se deve ao facto de ser «uma das cidades europeias mais baratas». Na breve argumentação apresentada, o autor do artigo, descreve Lisboa como uma «força cultural emergente», salientado «o novo Museu Colecção Berardo».
O Museu do Design e da Moda também será um atractivo para o jornal e uma chancela ao «status de avant-garde» de Lisboa.
A cidade portuguesa é apenas superada pelo Laos. No terceiro posto surge a Tunísia.

10/12/07

Gary Fisher

Por muitos considerado como o pai do BTT, Gary Fisher, esteve em Portugal a participar na Grande Rota das Aldeias Históricas. Sete dias, 450 kms a percorrer o interior de Portugal, com diversas etapas: 1º dia (Castelo Novo – Monsanto); 2º dia (Monsanto – Sortelha); 3º dia (Sortelha – Almeida); 4º dia (Almeida – Marialva); 5º dia (Marialva – Linhares da Beira); 6º dia (Linhares da Beira – Piódão) e 7º dia (Piódão – Castelo Novo). Grande entrevista na última edição da revista “Onbike”.

07/12/07

Jantares de Natal

Chegou Dezembro, estamos quase na época natalícia, altura dos jantares de Natal.
Quem é que por esta altura não tem já uns jantarinhos de Natal marcados na agenda? Seja com o pessoal da “bola”, seja com os amigos da faculdade, seja com o pessoal lá do trabalho!
É Natal!

Kadhafi na 2ª Cimeira União Europeia-África

O líder líbio foi o primeiro a chegar a Portugal para a Cimeira EU-África, que se realiza este fim-de-semana em Lisboa e veio acompanhado da sua extensa comitiva de 200 pessoas, que inclui membros da sua guarda pessoal. Ele que tem por hábito pernoitar na sua famosa tenda quando realizada viagens ao estrangeiro, escolheu o Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, para ficar “hospedado”. Líder líbio desde 1970, considerado durante muitos anos como um terrorista, mudou neste últimos anos a sua imagem e a do país. A abertura da economia e o petróleo do país são oportunidades de negócio que muitos países não querem perder. Portugal parece apostar fortemente nestes contactos!
No entanto, parece que Kadhafi teve outros problemas de logística quando se quis deslocar a Portugal. Kadhafi queria trazer alguns camelos para, enfim, se sentir mais junto dos seus durante estes dias longe de casa. Parece que o problema foi rapidamente solucionado, sendo que lhe garantiram que por cá também existiam uns bons exemplares da espécie!!

05/12/07

Pensamento...

"A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe. "
Charlie Chaplin

Rescaldo do Passeio Trilhos de Xisto 2007

O fim-de-semana prolongado pela Beira Baixa começou sábado à tarde pelas bandas da Serra da Lousã. O programa que tinha previsto de visitar algumas das aldeias do xisto (http://www.aldeiasdoxisto.pt/) teve de ser um pouco encurtado devido ao rápido anoitecer e ao mau tempo. Apenas houve tempo de fazer uma rápida visita à aldeia do Talasnal e depois partir em direcção a Castelo Branco. Pelo meio uma pequena paragem na Sertã para jantar, no Ponte Velha, onde comemos uma saborosa sopa de peixe e o famoso “Bucho” de porco!!
Domingo de manha foi tempo de partir rumo a Stº André das Tojeiras, local da concentração e partida. Depois de levantar o dorsal e do respectivo “briefing” lá partimos para um fantástico passeio. Cento e muitos à partida, até o tempo ajudou ao passeio.
Paisagens soberbas, aldeias perdidas, trilhos para todos os gostos: singletracks, estradões, subidas, descidas, fantástico!!
Cerca de 40 kms bem durinhos para um passeio, com passagens por diversos lagares de azeite, uns em laboração outros já em ruínas. O reabastecimento foi no lagar de azeite das Ferrarias, onde tivemos oportunidade de provar as tradicionais “tabornas”, feitas de pão caseiro torrado, com azeite!!
No fim, ainda com uma breve paragem na Foz do Cobrão, foi tempo de regressar a casa, o fim-de-semana já ia longo, foram quase cinco centenas de kms em alcatrão e cerca de quarenta em terra!!