05/12/07

Rescaldo do Passeio Trilhos de Xisto 2007

O fim-de-semana prolongado pela Beira Baixa começou sábado à tarde pelas bandas da Serra da Lousã. O programa que tinha previsto de visitar algumas das aldeias do xisto (http://www.aldeiasdoxisto.pt/) teve de ser um pouco encurtado devido ao rápido anoitecer e ao mau tempo. Apenas houve tempo de fazer uma rápida visita à aldeia do Talasnal e depois partir em direcção a Castelo Branco. Pelo meio uma pequena paragem na Sertã para jantar, no Ponte Velha, onde comemos uma saborosa sopa de peixe e o famoso “Bucho” de porco!!
Domingo de manha foi tempo de partir rumo a Stº André das Tojeiras, local da concentração e partida. Depois de levantar o dorsal e do respectivo “briefing” lá partimos para um fantástico passeio. Cento e muitos à partida, até o tempo ajudou ao passeio.
Paisagens soberbas, aldeias perdidas, trilhos para todos os gostos: singletracks, estradões, subidas, descidas, fantástico!!
Cerca de 40 kms bem durinhos para um passeio, com passagens por diversos lagares de azeite, uns em laboração outros já em ruínas. O reabastecimento foi no lagar de azeite das Ferrarias, onde tivemos oportunidade de provar as tradicionais “tabornas”, feitas de pão caseiro torrado, com azeite!!
No fim, ainda com uma breve paragem na Foz do Cobrão, foi tempo de regressar a casa, o fim-de-semana já ia longo, foram quase cinco centenas de kms em alcatrão e cerca de quarenta em terra!!


Sem comentários: