29/11/07

Homo Sapiens

Tim Crow, director do Prince of Wales International Centre em Oxford, no Reino Unido, participa esta quinta-feira no ciclo de conferências internacionais “Crítica do Contemporâneo”, na Fundação de Serralves, onde abordará o tema “As origens do Homo Sapiens Moderno”. Segundo a teoria defendida por este investigador inglês, os homens são hoje muito diferentes dos chimpanzés porque há 150 mil anos um gene, presente no cromossoma X, enviou uma cópia para o Y, ou seja um erro genético que permitiu a “especiação - ou seja, que o ramo humano se separasse, na cadeia evolutiva, dos chimpanzés, com os quais partilham 99% de informação genética. Assim terá nascido a linguagem e assim somos hoje capazes de raciocinar, comunicar e recorrer a representações simbólicas.”
Esta teoria extremamente controversa no meio académico, vem colocar em causa a teoria da evolução de Darwin, para quem a separação entre homens e chimpanzés, ou especiação, decorreu de uma forma gradual. A discussão segue dentro de momentos.
Evolução gradual, erro genético ou seja o que for, continuo a achar que anda por aí muito homenzinho a fazer grandes macacadas!

Sem comentários: