12/11/07

Rescaldo da Palheira BTT

Já tinha conhecimento do passeio, mas só mesmo na véspera decidi contactar a organização e fazer a minha inscrição e da “patroa”. Afinal nunca tinha pedalado na Serra do Sicó e como tal não podia perder esta grande oportunidade! Paralelamente ao passeio de 45 kms que estava previsto, decorreu ainda um passeio pedestre de 8 kms para os acompanhantes. A custo convenci a “patroa” a ir comigo e a fazer o pedestre : )) (grande vitória)….
A concentração foi no Centro Social da Palheira, de onde partiram os participantes do passeio btt e do pedestre. Penso que estariam cerca de 50 participantes para o btt e para o pedestre, segundo ouvi, mais de 70 caminhantes !!! A manhã estava extremamente fria, com vento de “cortar à faca”!
Os primeiros kms do btt foram de muito pó e, é claro, muita pedra. Logo nos primeiros kms parei para ajudar um colega que furou duas vezes quase seguidas. O grupo foi ficando mais extenso, agrupando um pouco na 1ª e verdadeira subida, a “subida do poço”!! Subida extremamente técnica, com muita pedra solta e não só, requer algum equilíbrio e técnica para a ultrapassar. Ao cimo da subida foi tempo de esperar e reorganizar o grupo que já estava disperso com a subida. Depois de uns kms, começamos a descer um single track fantástico. Se alguma vez a expressão “caminho de cabras” fez sentido, esta foi uma delas! O percurso eram “simplesmente” lajes pontiagudas virada para cima…. Ui!!! Neste single track houve uma parte do grupo que se perdeu, nós continuamos até ao local onde tivemos o reabastecimento. Aqui tivemos direito a uma sandes (não era de coiratos) e à respectiva mini. Foi tempo de descansar e conviver também um pouco! Ao lado estava um grupo que estava a escalar uma das encostas!! Fantástico, nunca tinha presenciado tamanho espectáculo, acho que é preciso bastante força de braços e realmente muita coragem.
O resto do grupo perdeu-se e demorou ainda bastante a chegar. Depois de estarmos todos, continuamos outra vez a subir, passando algumas povoações, fomos sair à Póvoa das Pegas, perto do Zambujal. Aí foi tempo de reorganizar outra vez o grupo, que desta vez estava extremamente disperso. Depois foi continuar até ao centro da Palheira e tomar um banho quente! No final, tivemos ainda direito a uma fantástica feijoada.
Em conclusão, foi um passeio “5 estrelas”, sem aquele stress de competição das provas, por paisagens soberbas da Serra de Sicó, com subidas e descidas extremamente técnicas, por aldeias perdidas, muros de pedra, cerca de 40 kms com bastante adrenalina. Esta Serra deixou-me com uma grande vontade de voltar brevemente.
PS: parece que a “patroa” adorou a caminhada, agora está fã da coisa e não quer parar!!! acho que me vou arrepender de a ter levando ?!?


1 comentário:

Unknown disse...

e este ano? Temos raid? Espero que sim. Cá estarei para a inscrição.
Avisem por favor o j_lopes@euro-planning.com