22/09/08

Vale do Vouga

A maratona do Vale do Vouga está quase aí à porta, faltam pouco mais de 3 semanas e é ver já muito pessoal a treinar nos trilhos fantásticos da Serra das Talhadas e na zona do Ventoso. Domingo de manhã é ver grandes grupos, que se juntam em Águeda, para ir estrear os trilhos desta grande maratona que já é referência nacional.
Este domingo fui com o João Paulo, uns “Amigos da Cantadinha” e um outro pessoal que se juntou ao grupo, fazer o percurso dos 40 kms. Saímos já um pouco tarde, éramos um grupo muito grande de quase 30 pessoas. O percurso inicial é comum à maratona e à meia maratona, só se separam perto já da ponte da A25, para a meia maratona estamos já quase com 20 kms e depois da separação existe só mais uma ou duas subidas mais complicadas, mas de resto é quase sempre a rolar até ao fim. Quanto à maratona, a coisa já não é assim tão fácil! No fim-de-semana anterior a este, tinha ido com o João Paulo, o Tomás e mais um amigo conhecer o percurso dos 80 kms. O percurso ainda não está marcado, existem até alguns locais onde a organização ainda vai ter de limpar e cortar bastante vegetação para que se possa passar, no entanto todo ele é fantástico, aliás toda esta zona da serra das talhadas é potente para a prática do btt, mas como não podia deixar de ser a maratona tem a sua dose de dureza, a subida para o Seixo e depois para o Ventoso são umas autênticas paredes…longas!! Na maratona de 2007, quando chegávamos às eólicas, a grande dificuldade do percurso estava em parte já ultrapassada, este ano chegar às eólicas vai ser relativamente fácil, daqui prá frente é que a “porca torce o rabo”.
Para quem não conhece aqui está a oportunidade de experimentar as belas paisagens do Vale do Vouga, para quem conhece e vai fazer a maratona que se prepare, a festa vai ser da rija…

Sem comentários: