22/10/07

“O berço”

Um destes fins-de-semana, por ocasião da visita a um amigo do Norte, aproveitei e fiz uma curta passagem pelo “berço” de Portugal. Guimarães.
Uma das cidades históricas mais importantes do país, o seu centro histórico é considerado Património Cultural da Humanidade, com o seu imponente Castelo (monumento nacional), mandado edificar no século X pela Condessa Mumadona. Associado ao nascimento e fundação de Portugal, foi paço de D. Afonso Henriques (1111 – 1185), o fundador da nacionalidade.
“Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul, levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.” , in Wikipédia.
Visita a repetir brevemente e, certamente, com mais tempo…


Sem comentários: