26/12/07

Pensamento...

"A ambição de dominar as almas é a pior das ambições."
Napoleão Bonaparte

20/12/07

Foto do Ano


Boas Festas

Queria aqui deixar os votos de boas festas a todos, ponham 2007 para trás das costas e olhem 2008 nos olhos!

18/12/07

Rasganço

Foi no passado sábado que o Jequim reuniu alguns amigos e família, no Restaurante “Serenata”, para festejar a conclusão do curso. Motivo, também, para eu reencontrar alguma da malta e beber uns copos!
O rasganço é daquelas praxes já pouco usuais nos tempos que correm, mas o Jequim, como defensor acérrimo das tradições académicas, que viveu intensamente estes últimos anos, não quis deixar de a fazer. Ao contrário de muitos que só vestiam o traje académico em situações de festa, o Jequim era completamente o oposto!!
Em plena rua foi tempo de fazer jus à tradição e rasgar o homem! O Jequim ficou literalmente nu, as roupas do novo doutor foram todas rasgadas: batina, calças, colete, camisa, nada escapou. Apenas ficou com a gravata, meias, sapatos e capa para ele se embrulhar!!
Muito vinho, muita cantoria e muita alegria nesta despedida. Com esta praxe chega ao fim não só o curso universitário, mas também toda a vivência académica, inicia-se, certamente, um novo percurso! Acho porém que para o Jequim isto não é uma despedida, será talvez um até já! A tradição coimbrã fica certamente mais pobre com esta saída. De recordação apenas fica a Capa, a Pasta e, certamente, muita saudade!!
Oh pai já sou doutor!

13/12/07

Tratado de Lisboa

É hoje assinado. Será que também vou ter direito a uma caneta de prata?

12/12/07

Manoel de Oliveira

O cineasta português completa hoje 99 anos de idade, com 76 deles dedicados ao cinema. É o realizador de cinema mais velho do mundo, em actividade, e o mais premiado do cinema português.
«Douro, Faina Fluvial» (1931), «Aniki Bobó» (1942), «Benilde ou a Virgem Mãe» (1974), «Amor de Perdição» (1979), «Francisca» (1981), «Le Soulier de Satin» (1985), «Os Canibais» (1988), «Vale Abraão» (1993) e «O Quinto Império» (2004) são alguns dos mais de 40 filmes que realizou.
«Belle Toujours» e «Cristóvão Colombo - O Enigma» são as produções mais recentes do realizador, que tem em projecto ainda «O estranho caso de Angélica» e a adaptação para cinema do conto de Eça de Queiroz «Singularidades de uma rapariga loira».

Lisboa

NY Times: Lisboa no top de destinos em 2008
Jornal coloca capital portuguesa em 2º numa lista com 53 lugares.
Uma das peças mais visitadas na edição electrónica do jornal norte-americano New York Times (NYT) é uma compilação de 53 lugares no planeta a visitar em 2008. Na hierarquia feita pela prestigiada publicação nova-iorquina, Lisboa surge no segundo lugar da extensa lista, atrás do Laos.
Para o NTY, a atracção da capital portuguesa já não se deve ao facto de ser «uma das cidades europeias mais baratas». Na breve argumentação apresentada, o autor do artigo, descreve Lisboa como uma «força cultural emergente», salientado «o novo Museu Colecção Berardo».
O Museu do Design e da Moda também será um atractivo para o jornal e uma chancela ao «status de avant-garde» de Lisboa.
A cidade portuguesa é apenas superada pelo Laos. No terceiro posto surge a Tunísia.

10/12/07

Gary Fisher

Por muitos considerado como o pai do BTT, Gary Fisher, esteve em Portugal a participar na Grande Rota das Aldeias Históricas. Sete dias, 450 kms a percorrer o interior de Portugal, com diversas etapas: 1º dia (Castelo Novo – Monsanto); 2º dia (Monsanto – Sortelha); 3º dia (Sortelha – Almeida); 4º dia (Almeida – Marialva); 5º dia (Marialva – Linhares da Beira); 6º dia (Linhares da Beira – Piódão) e 7º dia (Piódão – Castelo Novo). Grande entrevista na última edição da revista “Onbike”.

07/12/07

Jantares de Natal

Chegou Dezembro, estamos quase na época natalícia, altura dos jantares de Natal.
Quem é que por esta altura não tem já uns jantarinhos de Natal marcados na agenda? Seja com o pessoal da “bola”, seja com os amigos da faculdade, seja com o pessoal lá do trabalho!
É Natal!

Kadhafi na 2ª Cimeira União Europeia-África

O líder líbio foi o primeiro a chegar a Portugal para a Cimeira EU-África, que se realiza este fim-de-semana em Lisboa e veio acompanhado da sua extensa comitiva de 200 pessoas, que inclui membros da sua guarda pessoal. Ele que tem por hábito pernoitar na sua famosa tenda quando realizada viagens ao estrangeiro, escolheu o Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, para ficar “hospedado”. Líder líbio desde 1970, considerado durante muitos anos como um terrorista, mudou neste últimos anos a sua imagem e a do país. A abertura da economia e o petróleo do país são oportunidades de negócio que muitos países não querem perder. Portugal parece apostar fortemente nestes contactos!
No entanto, parece que Kadhafi teve outros problemas de logística quando se quis deslocar a Portugal. Kadhafi queria trazer alguns camelos para, enfim, se sentir mais junto dos seus durante estes dias longe de casa. Parece que o problema foi rapidamente solucionado, sendo que lhe garantiram que por cá também existiam uns bons exemplares da espécie!!

05/12/07

Pensamento...

"A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comédia quando vista de longe. "
Charlie Chaplin

Rescaldo do Passeio Trilhos de Xisto 2007

O fim-de-semana prolongado pela Beira Baixa começou sábado à tarde pelas bandas da Serra da Lousã. O programa que tinha previsto de visitar algumas das aldeias do xisto (http://www.aldeiasdoxisto.pt/) teve de ser um pouco encurtado devido ao rápido anoitecer e ao mau tempo. Apenas houve tempo de fazer uma rápida visita à aldeia do Talasnal e depois partir em direcção a Castelo Branco. Pelo meio uma pequena paragem na Sertã para jantar, no Ponte Velha, onde comemos uma saborosa sopa de peixe e o famoso “Bucho” de porco!!
Domingo de manha foi tempo de partir rumo a Stº André das Tojeiras, local da concentração e partida. Depois de levantar o dorsal e do respectivo “briefing” lá partimos para um fantástico passeio. Cento e muitos à partida, até o tempo ajudou ao passeio.
Paisagens soberbas, aldeias perdidas, trilhos para todos os gostos: singletracks, estradões, subidas, descidas, fantástico!!
Cerca de 40 kms bem durinhos para um passeio, com passagens por diversos lagares de azeite, uns em laboração outros já em ruínas. O reabastecimento foi no lagar de azeite das Ferrarias, onde tivemos oportunidade de provar as tradicionais “tabornas”, feitas de pão caseiro torrado, com azeite!!
No fim, ainda com uma breve paragem na Foz do Cobrão, foi tempo de regressar a casa, o fim-de-semana já ia longo, foram quase cinco centenas de kms em alcatrão e cerca de quarenta em terra!!


29/11/07

Homo Sapiens

Tim Crow, director do Prince of Wales International Centre em Oxford, no Reino Unido, participa esta quinta-feira no ciclo de conferências internacionais “Crítica do Contemporâneo”, na Fundação de Serralves, onde abordará o tema “As origens do Homo Sapiens Moderno”. Segundo a teoria defendida por este investigador inglês, os homens são hoje muito diferentes dos chimpanzés porque há 150 mil anos um gene, presente no cromossoma X, enviou uma cópia para o Y, ou seja um erro genético que permitiu a “especiação - ou seja, que o ramo humano se separasse, na cadeia evolutiva, dos chimpanzés, com os quais partilham 99% de informação genética. Assim terá nascido a linguagem e assim somos hoje capazes de raciocinar, comunicar e recorrer a representações simbólicas.”
Esta teoria extremamente controversa no meio académico, vem colocar em causa a teoria da evolução de Darwin, para quem a separação entre homens e chimpanzés, ou especiação, decorreu de uma forma gradual. A discussão segue dentro de momentos.
Evolução gradual, erro genético ou seja o que for, continuo a achar que anda por aí muito homenzinho a fazer grandes macacadas!

28/11/07

Ribeira do Sado

Tomem lá música da boa!

27/11/07

Jogos Olímpicos de Pequim 2008

A pouco mais de um ano do início dos Jogos Olímpicos, as autoridades de Pequim voltaram a realizar testes para eliminar as nuvens e evitar a chuva durante a realização dos Jogos Olímpicos. A China, país que provoca com frequência chuva artificial para aliviar as secas e combater incêndios, está a criar um grande centro nacional para a manipulação das condições atmosférica, operacional a partir de 2010. Basicamente a chuva artificial é provocada pelo lançamento de cartuchos com iodeto de prata, substância que acelera a condensação das nuvens.
No entanto e neste caso a preocupação é outra, fazer com que não chova!
Pequim, uma das cidades mais poluídas do mundo, onde se estima que o simples facto de andar na rua equivale a fumar 40 cigarros por dia, encontrou forma de afastar o mau tempo. A solução é descarregar centenas de quilos de compostos, com alto poder de absorção, eliminando, assim, o vapor das nuvens e garantir um dia sem chuva. No entanto, se for necessário, as autoridades de Pequim têm já em funcionamento um sistema preparado para provocar uma grande tempestade e, assim, limpar o ar poluído da cidade que muito afecta o alto rendimento dos atletas. Ao mínimo pormenor!!
E esta, hem?

26/11/07

“Amigos da Cantadinha” em Vouzela

O Grupo dos “Amigos da Cantadinha” participou em mais um passeio, este domingo, e desta vez em Vouzela.
Éramos 6 amigos e partimos bem cedo em direcção a Vouzela. Á chegada foi tempo de equipar e fazer a inscrição. O passeio organizado pelo grupo de BTT Vouzela (http://www.bttvouzela.com/), em parceria com a Câmara Municipal de Vouzela, é totalmente gratuito, sempre no último domingo de cada mês e contou desta vez com 100 participantes.
À saída de Vouzela tomámos o percurso da linha de comboio, agora desactivada, para S. Pedro do Sul. O percurso com cerca de 40 kms, que seguiu por muitos dos trilhos da linha de comboio, com algumas descidas e subidas bastante técnicas, single tracks fantásticos, muito bem marcado, levou-nos a Oliveira de Frades, às termas de S. Pedro do Sul e novamente a Vouzela.
Pelo meio tivemos ainda direito a um soberbo abastecimento, com bolos caseiros, barras, fruta, etc. Já participei em algumas provas organizadas, com pagamento de inscrição, e devo dizer que não tiveram abastecimentos tão bons.
Para o ano e dada a cada vez maior afluência de participantes, o grupo de BTT Vouzela vai organizar apenas passeios de 2 em 2 meses, sendo que vão passar a organizar também passeios pedestres para os acompanhantes.
Pena foi o colega que caiu e, segundo ouvi dizer, não ficou muito bem tratado. Para ele as melhoras!
No final foi tempo de tomar banho e de vir almoçar a Campia, ao Restaurante “O Sacristão”. Muito bom!!
Em conclusão, um dia bem passado, com muito verde e muito ar puro!!
Algumas fotos em: http://picasaweb.google.com/rui.emanuel.correia/Vouzela

23/11/07

"Côa, o rio das mil gravuras"

Para quem não teve oportunidade de ver, no passado dia 20, terá nova oportunidade dia 25 Novembro, domingo, às 12.30h, na RTP2.
"Documentário de grande qualidade técnica e científica, através do qual se apresenta a realidade de um património mundial que tem vindo a ser investigado há uma década. Esta produção luso-francesa, apoiada por instituições públicas e privadas de ambos os países, entre as quais o IGESPAR, IP, o Museu Nacional de História Natural de Paris e o Centre National de la Recherche Scientifique, divulga um património cuja valia é realçada por alguns dos maiores especialistas internacionais da matéria."
Recomendo!

22/11/07

Pensamento...

“vale mais acender uma vela do que dizer mal da escuridão”
Confúcio

20/11/07

Fim do Mundo

Quantas vezes já tivemos a expressão “isto é o fim do mundo”, pois bem meus amigos, estamos todos enganados. O fim do mundo não é assim tão longe, está aqui bem perto, basta bater à porta!!


Chegou a Neve…

O fim-de-semana passado foi de neve e muito frio. Para compor o ramalhete, esta segunda feira começou também a chover. Será que vieram para ficar, a ver vamos….
É que com este tempinho nem apetece muito pedalar!

ARCA

A Associação de Recreio Cultura e Assistência de Aguada de Baixo, completou no passado dia 17 de Novembro de 2007 o seu 21º aniversário, com um jantar no seu pavilhão, que reuniu sócios e amigos.
Vinte e um anos de existência nos quais tive oportunidade de também participar enquanto jogador de futsal.
Quem quiser, poderá acompanhar as actividades da Associação em http://futsal-arca2007.blogspot.com/

12/11/07

Rescaldo da Palheira BTT

Já tinha conhecimento do passeio, mas só mesmo na véspera decidi contactar a organização e fazer a minha inscrição e da “patroa”. Afinal nunca tinha pedalado na Serra do Sicó e como tal não podia perder esta grande oportunidade! Paralelamente ao passeio de 45 kms que estava previsto, decorreu ainda um passeio pedestre de 8 kms para os acompanhantes. A custo convenci a “patroa” a ir comigo e a fazer o pedestre : )) (grande vitória)….
A concentração foi no Centro Social da Palheira, de onde partiram os participantes do passeio btt e do pedestre. Penso que estariam cerca de 50 participantes para o btt e para o pedestre, segundo ouvi, mais de 70 caminhantes !!! A manhã estava extremamente fria, com vento de “cortar à faca”!
Os primeiros kms do btt foram de muito pó e, é claro, muita pedra. Logo nos primeiros kms parei para ajudar um colega que furou duas vezes quase seguidas. O grupo foi ficando mais extenso, agrupando um pouco na 1ª e verdadeira subida, a “subida do poço”!! Subida extremamente técnica, com muita pedra solta e não só, requer algum equilíbrio e técnica para a ultrapassar. Ao cimo da subida foi tempo de esperar e reorganizar o grupo que já estava disperso com a subida. Depois de uns kms, começamos a descer um single track fantástico. Se alguma vez a expressão “caminho de cabras” fez sentido, esta foi uma delas! O percurso eram “simplesmente” lajes pontiagudas virada para cima…. Ui!!! Neste single track houve uma parte do grupo que se perdeu, nós continuamos até ao local onde tivemos o reabastecimento. Aqui tivemos direito a uma sandes (não era de coiratos) e à respectiva mini. Foi tempo de descansar e conviver também um pouco! Ao lado estava um grupo que estava a escalar uma das encostas!! Fantástico, nunca tinha presenciado tamanho espectáculo, acho que é preciso bastante força de braços e realmente muita coragem.
O resto do grupo perdeu-se e demorou ainda bastante a chegar. Depois de estarmos todos, continuamos outra vez a subir, passando algumas povoações, fomos sair à Póvoa das Pegas, perto do Zambujal. Aí foi tempo de reorganizar outra vez o grupo, que desta vez estava extremamente disperso. Depois foi continuar até ao centro da Palheira e tomar um banho quente! No final, tivemos ainda direito a uma fantástica feijoada.
Em conclusão, foi um passeio “5 estrelas”, sem aquele stress de competição das provas, por paisagens soberbas da Serra de Sicó, com subidas e descidas extremamente técnicas, por aldeias perdidas, muros de pedra, cerca de 40 kms com bastante adrenalina. Esta Serra deixou-me com uma grande vontade de voltar brevemente.
PS: parece que a “patroa” adorou a caminhada, agora está fã da coisa e não quer parar!!! acho que me vou arrepender de a ter levando ?!?


Trilhos de Xisto 2007

Passeio de BTT com 40 kms, que se realizada dia 2 de Dezembro de 2007, em Stº André das Tojeiras, Ferrarias – Castelo Branco.
”Durante o passeio, os participantes terão oportunidade de visitar lagares de azeite em pleno funcionamento e outros mais antigos já em ruínas, que eram movidos a água junto aos rios.O abastecimento será no Lagar de Azeite das Ferrarias, onde serão degustadas as tradicionais tabornas (pão caseiro torado com azeite) além de outras coisas.
Durante o passeio podemos visitar um grande lagar em ruínas, o lagar do Carril, com uma vista fantástica do alto das Ferrarias. O passeio terminará junto ao lagar das Areias em St.º André das Tojeiras, onde se efectuará uma visita pelo seu interior.
O custo de cada inscrição será de 10,00 tabornas e inclui: Passeio de BTT; Abastecimento (tabornas e afins); Seguro até ao limite da apólice (será disponibilizada brevemente); Almoço; Lembranças originais.Os acompanhantes pagarão apenas 5,00 e terão direito a um pequeno passeio pedestre até às margens do Rio Ocreza.”

09/11/07

AAC - 120 anos de capa e batina

Fundada no dia 3 de Novembro de 1887, a Associação Académica de Coimbra comemora este ano o seu 120º aniversário. A luta pelos direitos dos milhares de estudantes da Universidade de Coimbra marca a longa vida da Academia mais antiga de Portugal e uma das maiores da Europa. Desde a Tomada da Bastilha, passando pelas crises de 62 e 69, até à luta actual contra as propinas.
In Semanário “O Despertar”


05/11/07

G8

Hoje pensando bem no assunto, nem me lembro bem como é que isto tudo começou. Acho que terá sido mais ou menos assim… era o ano de 1998 e nós éramos um grupo de caloiros do 1º ano de Gestão, em Coimbra, e com a excepção de um ou outro, ninguém se conhecia. Depois, todo o espírito académico da Latada, da Queima das Fitas, das praxes, das noites de tertúlia em que se falava de tudo e de nada, despertaram um enorme sentimento de companheirismo e amizade.
O G8 foi “fundado” por esta altura e como o próprio nome indica, éramos um grupo de 8 amigos, que se reuniam frequentemente para umas noitadas, precedidas, é claro, de umas grandes jantaradas. Desde leitão, camarão a javali, tudo o que caía no prato era devorado como um autêntico manjar.
Os anos foram passando, o convívio, salvo raras excepções, começou a ser mais escasso…
No entanto, na sexta-feira passada, foi dia de jantarada em casa do “Jequim” e de reencontrar muitos daqueles que já não havia à muito… A vida mudou bastante, as responsabilidades agora são outras, uns já casaram, outros estão em vias de casar, uns já tem filhos outros já tinham na altura. Nem todos puderam estar presentes, mas mesmo assim foi bom reviver novamente aquela emoção de estarmos todos juntos, de falar disto e daquilo, de falar do presente e do passado com saudade, de perguntar “o que é feito de ti?”
Acho que todos os que tenham tido a sorte de viver intensamente a tradição académica coimbrã, de sentir toda esta história e cultura secular, não podem ficar indiferentes e certamente é algo que nunca vão esquecer pela vida fora. Este espírito de irreverência, este orgulho em vestir o traje académico pela primeira vez, de desfilar no carro do curso, de usar a cartola e bengala, de carregar todo este peso de gerações de tradições, marca o mais indiferente e torna-o, certamente, uma pessoal melhor.
Actualmente, retrospectivando tudo aquilo que fiz e passei enquanto fui estudante em Coimbra, chego a uma conclusão um pouco surpreendente (ou não!), no fundo passei tantos anos a estudar e a perguntar a mim mesmo “quando é que acabo isto e me vou embora?” e agora, saudoso de tudo aquilo porque passei, gostava de voltar atrás e reviver novamente tudo outra vez!?

“Além das aptidões e das qualidades herdadas,
é a tradição que faz de nós aquilo que somos.”
Albert Einstein

29/10/07

Halloween

Com a confusão da alteração das horas no passado fim-de-semana, éramos só 5 “amigos” à partida. Depois dos 15 minutos de espera da praxe lá partimos…
A volta foi pela zona de Belazaima e arredores, com cerca de 45 kms, com algumas paragens pelo meio e que deu para “matar o vício”. Deu para tirar algumas fotos, nomeadamente esta, na zona da Falgorosa e que vem muito a propósito da época que vivemos.
“O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa) é um evento de cariz tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.” In Wikipédia.



XT 2008

Chegou a altura de reformar os velhinhos manípulos DEORE, que já contavam com quase 5000 kms. Na verdade, ainda teriam de aguentar mais uns bons kms, se no fim-de-semana passado não tivesse ficado com o manípulo da mudança de trás na mão.
Não fosse o “amigo” Vítor perceber da coisa e ter aplicado um pequeno “remendo” no dito cujo, o que apenas adiou o inevitável mais uns (poucos) kms, o regresso a casa já teve de ser com a mudança de trás no carreto pequeno….
O percurso até à praia da Vagueira, que até prometia ser engraçado e diferente, teve de ser bastante encurtado e atalhado. Na verdade as coisas até nem tinham começado lá muito bem, isto porque o “amigo” Jordão resolveu atalhar um pouco a coisa e o ditado lá diz que “quem se mete por atalhos, mete-se em trabalhos”…
A escolha dos novos manípulos vai recair sobre os XT de 2008, vamos lá ver como é que isto se comporta, é que nestas coisas nem sempre o custo é proporcional ao seu benefício…


26/10/07

BICICLETADA - MASSA CRÍTICA

Pelo Ambiente, pela sua Saúde, por um mundo melhor!

Nesta Sexta-feira às 18h - Coimbra no Largo da Portagem
A Massa Crítica (também designada de Bicicletada) está inserida no contexto de um movimento internacional de nome "Critical Mass", iniciado em São Francisco há já 10 anos. A ideia consiste em realizar um passeio lúdico e reivindicativo de bicicleta pelas ruas da cidade. Neste passeio os participantes divulgam de maneira criativa o uso de bicicletas e protestam contra o uso abusivo de transportes poluentes.

- LISBOA, Marquês de Pombal 18H00
- PORTO, Praça dos Leões 18H00
- COIMBRA, Largo da Portagem 18H00

Website Nacional: http://massacriticapt.net/

22/10/07

“O berço”

Um destes fins-de-semana, por ocasião da visita a um amigo do Norte, aproveitei e fiz uma curta passagem pelo “berço” de Portugal. Guimarães.
Uma das cidades históricas mais importantes do país, o seu centro histórico é considerado Património Cultural da Humanidade, com o seu imponente Castelo (monumento nacional), mandado edificar no século X pela Condessa Mumadona. Associado ao nascimento e fundação de Portugal, foi paço de D. Afonso Henriques (1111 – 1185), o fundador da nacionalidade.
“Guimarães é muitas vezes designada como "Cidade Berço", devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul, levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.” , in Wikipédia.
Visita a repetir brevemente e, certamente, com mais tempo…


Arte

Sexta à noite foi dia de pendurar uns quadros na sala de jantar. Assim, à primeira vista parece coisa fácil, mas quem já teve oportunidade de desempenhar tão árdua tarefa, sabe que a coisa não é tal fácil quanto parece.
De lápis na orelha e fita na mão, as coisas até seriam fáceis se só fosse necessário fazer um simples furo na imaculada parede, porém, antes deste simples acto de “furar”, algumas medições são necessárias.
Na verdade, ainda assim, poderia ser fácil se fosse só um quadro, ora quando falamos de 2 ou mais, a coisa normalmente dá asneira.
Medir, dividir, centrar, subir, descer, parece coisa fácil… afinal cabe sempre mais um quadro naquela parede!! No fundo, acho que é preciso alguma “arte” para pendurar um simples quadro na parede lá de casa.



19/10/07

As esposas e o btt

Muito já tenho lido e falado com amigos sobre este tema: as mulheres e o btt.
Como lhes explicar esta sensação de autonomia, de liberdade, de abstracção, de domínio, de concentração, de poder, de desconhecido, de adrenalina e principalmente de ar puro, quando a triologia homem/máquina/natureza é perfeita?
Esta necessidade que temos de sair para o monte é, acho eu, mais mental do que física, é uma fuga à semana de trabalho, uma forma de libertar mente e espírito.
O ter que trocar a suspensão, o pneu de trás que precisa de ser reformado, a cassete que está em fim de vida….. será que elas alguma vez vão compreender estes dilemas? Muitos, à boa maneira do "macho-latino", não contam, “é melhor assim”, dizem eles!!
Certamente preocupações destas não têm aqueles que têm a sorte de ter as mulheres a pedalar ao lado deles…

A Solo

O passeio do fds passado foi “a solo”, os “amigos” estavam com a pica toda para ir fazer a prova da Moita. O passeio foi bom e duro (como se recomenda) apesar de ter inventado um pouco, estava a ver que não chegava a horas decentes para o almoço!! Depois de chegar à Capela, decidi seguir para as Eólicas, praticamente não encontrei ninguém. Segui o estradão para sul nas Eólicas, como era a descer foi sempre a dar….. desconfiei no entanto, que o pior estava para chegar!! Acabou a terra, começou o alcatrão. Pensava encontrar a estrada de Mortágua, pois….perdi-me!!!
Estar perdido é a mesma coisa que estar no mato sem cachorro… Encontrei uma aldeia perdida no meio do vale e com a boa vontade de um pessoal que estava já a preparar a grelha para a “bucha das 10”, lá me indicaram o caminho. Forcei um bocadinho o andamento, estava a ficar tarde e eu não sabia o que me esperava, no entanto continuava a desconfiar…
Depois de ainda me perder mais uma vez, encontrei o estradão que subia, o calor apertava, o estradão subia, subia….. pelo meio um pessoal de mota que passou por mim e deve ter pensado “este gajo deve ser doido”.
Por curiosidade o estradão desembocou na Capela, descida para o Moinho do Pisco e vamos embora que se faz tarde. Percebi que tenho algumas peças a necessitar de substituição, os pratos pedaleiros, a cassete e a corrente, vai ter de ser o próximo investimento.
Voltando aos “amigos”, parece que o empeno foi grande, eu bem os tinha avisado que já uma vez tinha participado numa prova lá para aquelas bandas e o empeno tinha sido grande na altura!!! Bom, a verdade seja dita, eu também não fui porque tinha de estar cedo em casa, senão….

11/10/07

Rescaldo do Passeio Nocturno – Dias da Corga

Foi no passado dia 21 de Setembro que teve lugar mais um passeio, desta vez nocturno, dos “Amigos da Cantadinha”. Devidamente sinalizados lá partimos rumo à Corga (Caramulo), a casa do nosso amigo Dias, que nos presenteou com um fantástico arroz de cabidela. No final, enquanto a “cantadinha” rodava, houve ainda oportunidade de baptizar os mais recentes “amigos”. (incluindo eu !!!!)



Rescaldo da 2ª Maratona do Vale do Vouga

Sendo que por diversos motivos não participei na 1ª Maratona, este ano não podia deixar de estar presente naquela que promete vir a ser uma das Maratonas de referência a nível regional e nacional!! Inicialmente inscrito no percurso dos 40kms, decidi na véspera, quando “levantava” o dorsal, alterar para os 80kms. Sábado choveu bastante, domingo de manhã chovia que se fartava, a coisa prometia…… A partida foi um pouco lenta, mas também outra coisa não seria de esperar com quase 1000 participantes!!! Depois de uns kms em alcatrão, entrámos em terra (melhor será dizer lama e muita água).
Os “Amigos da Cantadinha” estavam dispersos, uns iam fazer os 40 kms, outros tinham vontade de fazer os 80kms!!?!?!?? Parti junto com o “amigo” João e do que vimos ao entrar na terra pensámos logo o pior, “isto é que vai ser um grande empeno”, no entanto, até ao local da separação dos percursos ainda não sabia bem o que fazer!? 40 ou 80??? ….. optei pelos 80kms.
Das melhores zonas do país para a prática do BTT, a descida do Ventoso, a subida das eólicas.. são paisagens fantásticas!!! Terminei com 5 horas e quase mais 20 minutos, muito cansado e quase irreconhecível, mas com uma grande satisfação, na verdade o que menos importava era o resultado, o que foi realmente importante foi participar e conviver!!







“Amigos da Cantadinha”

Somos um grupo de amigos com o gosto comum pelo BTT e o prazer de palmilhar montes e vales, umas vezes ao sol outras vezes à chuva!! Subida ou descida, não há nenhuma que se fique a rir cá da malta…. O domingo é, normalmente, o dia de encontro e de dar umas valentes pedaladas. Juntos temos já participado em algumas das provas mais emblemáticas a nível nacional (Portalegre, Mealhada, Vouga, etc.).


09/08/07

Rescaldo da Viagem a Santiago de Compostela

A ideia surgiu, foi posta em marcha e foi realizada!!
Com o apoio de 2 carros, saímos do Porto no dia 16 de Agosto, sem saber bem aquilo que iríamos encontrar. Éramos só 9 “amigos” à partida, outros, por motivos profissionais ou de saúde, não tiveram oportunidade de ir. Sabíamos que “mais que uma qualquer prova de velocidade”, esta teria de ser uma jornada de resistência e de colocar à prova as nossas capacidades.
1º dia (16 Agosto) – Saída do Porto, junto ao Hospital da Prelada por volta das 7.45h. Depois da passagem por S. Pedro de Rates, Barcelos, o almoço foi já em Balugães, a poucos kms de Ponte de Lima, onde viríamos a pernoitar numa residencial. Percurso com bastante alcatrão e muito plano.
2º dia (17 Agosto) – Saída de Ponte de Lima, com a respectiva foto de família na Ponte Medieval. Sabíamos que o dia iria ser duro, pois já nos tinham falado da famosa Serra da Labruja, que iria ser dura, e também porque queríamos fazer o maior número de kms possível, para que o 3º dia fosse mais leve. Realmente a Labruja foi dura, sempre a subir e sempre com a bike à mão, mas foi relativamente rápida. Depois passamos por Rubiães, S. Bento da Porta Aberta e chegámos a Valença, onde tivemos o 1º furo e aproveitámos para almoçar. A seguir passamos a fronteira e entrámos em Tui (Espanha), passamos Redondela , Ria de Vigo e fizemos ainda um esforço para chegar a Pontevedra, onde dormimos no albergue e onde tivemos o 2º furo.
3º dia (18 Agosto) – Saída do albergue de Pontevedra, com paragem em Caldas de Reis para o pequeno almoço. O almoço foi em Pádron, já a cerca de 20 e poucos kms de Santiago. A chegada a Santiago foi já um pouco em esforço, primeiro pelo acumular de kms dos dias anteriores e depois também pela ânsia de chegar!! Tudo isto foi no entanto ultrapassado com a visão da catedral de Santiago de Compostela, com um sentimento de satisfação e dever cumprido. A viagem de regresso foi de carro….claro!!!?

Foram cerca de 260 kms durante 3 dias fantásticos de muita camaradagem e espírito de entre ajuda, com passagens por paisagens simplesmente imaginárias. A repetir muito brevemente!!
Aqui fica um breve relato fotográfico da viagem a Santiago…
http://picasaweb.google.com/rui.emanuel.correia/PortoASantiagoDeCompostela

2ª Maratona Vale do Vouga

É ja dia 30 de Setembro que se vai realizar esta 2ª Maratona do Vouga. O ano passado não pude ir, mas este ano quero ver se não falho .... : ))
http://www.maratonavaledovouga.com/index.htm

31/07/07

Até Santiago de Compostela



A hora da partida está próxima, vamos fazer as malas : ))

23/07/07

BTT à mão

no passado fim de semana foi assim..... à mão!!?!

11/07/07

Teixeira


tão bom rapaz que era o teixeira...agora casou-se!! : )